A ESTABILIDADE DO PILATES NA INSTABILIDADE DO SURF

pilates para o surf, funcional para o surf, treinamentos para o surf, espaço sattwa, pilates na mooca

Praticantes de Surf frequentemente encontram em grandes ondas o desafio de superar a força da água do mar e permanecer por mais tempo sobre a prancha para realização de dezenas de manobras fantásticas até entrar naquele tubo interminável. O fato é que isso não é nada fácil se não houver muito treino e estabilidade sobre a prancha para que o controle seja efetivo, e aí entra o Pilates como ferramenta no treino dos atletas.

O método pilates se consolidou no mercado como uma prática para postura e melhora de disfunções de movimento a quem necessita de reabilitação e também a todos praticantes de diferentes esportes como estratégia de recuperação e preparação para competições importantes. O método é uma ferramenta que ajuda a dar força a músculos que estabilizam as articulações e dão segurança aos movimentos, prevenindo que as articulações, quando expostas a um estresse muito grande, sofram qualquer tipo de lesão em suas estruturas passivas como ligamentos e tendões, além disso é possível dar mais harmonia ao movimento e assim garantir eficiência no gesto motor dos esportes.

O pilates é uma excelente ferramenta para preparação de surfistas que buscam vencer grandes ondas e ter maior estabilidade sobre a prancha e maior força para as remadas. Os exercícios para os surfistas são voltados para melhoria da estabilidade das articulações e força de músculos profundos dos pés, tornozelos, quadril e lombar que dão equilíbrio e melhoraram a capacidade de se manter sobre uma estrutura instável como a prancha por mais tempo. Nas remadas o pilates ajuda na sustentação da extensão de coluna e na estabilidade das escápulas, tão importante para manter o peito fora da prancha e garantir maior eficiência dos braços na água. A ideia é usar dos equipamentos do método para trabalhar o corpo de uma forma global e única respeitando as especificidades de cada praticante, sem esquecer dos princípios do método que são importantes para manter sua essência e originalidade.

pilates para o surf, funcional para o surf, treinamentos para o surf, espaço sattwa, pilates na mooca

Analisar a prática do surf e observar as principais deficiências durante cada fase da prática é fundamental para montagem de um sistema de treino adequado, afim de diminuir a incidência de qualquer disfunção que esteja gerando dor, lesão ou diminuição da performance. Avaliar é preciso para garantir uma performance de excelência e a prática chegar o mais perto possível da maestria e assim trazer mais prazer e satisfação!

 

vitor valenteProfessor de educação física formado à 9 anos e que é apaixonado por movimento desde criança! Sempre em busca de conhecimento realizei três formações em pilates, duas formações em treinamento funcional e duas pós graduações, uma em treinamento desportivo e outra e pilates. Pratico artes marciais desde de menino e  o exercício físico faz parte do meu estilo de vida e, por isso, ensinar, mediar e incentivar o máximo de pessoas a seguir uma vida ativa e saudável é minha missão de vida.

 

Deixe seu comentário =)

Comentários