A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

A vitamina D ou colecalciferol é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na pele humana pela radiação UV-B) e de fontes dietéticas (10%). Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos.

Hoje há bastante casos de pessoas com baixa de vitamina D, uma vitamina importante para o fortalecimento do sistema imunologico, ósseo e até mesmo para a perda de peso!! Esta vitamina nós podemos obter de três diferentes formas: através da alimentação, suplementação ou exposição solar!

Ela atua no metabolismo do cálcio e na manutenção da mineralização óssea, pois reduz a excreção de cálcio e fósforo pelos rins. Estudos recentes mostram que a deficiência de vitamina D pode estar relacionada à doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, obesidade e em crianças pode levar ao raquitismo. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% da necessidade diária pode ser adquirida pela exposição diária ao sol. Mas alimentos como leite integral, fígado e peixes de águas profundas como salmão e atum, também são fontes de vitamina D.

Então, vamos pegar um sol de vez em quando?

Os especialistas indicam que o melhor horário para a exposição solar seria antes das 9h e depois das 16h. Além de uma alimentação equilibrada uma atividade ao ar livre e uma caminhada na rua pode render muitos benefícios.

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440

 

Deixe seu comentário =)

Comentários