AFINAL, O QUE É O YÔGA?

blog de lifestyle, melhores blogs, Treinamento funcional, treino funcional na mooca, surf treino, treino para o surf, treinamento para surfistas, pilates na mooca, pilates para o surf, treino surf equilibrio, acupuntura para esportistas

Muito se fala sobre o Yôga, mas poucas pessoas sabem o que é essa filosofia. Não podemos culpá-las por esta desinformação já que deve-se ao fato de que a cada dia dezenas de novas modalidades diferentes aparecem no mercado, sem se importar com o aprofundamento, estudo nem com a proposta da filosofia.

Se você acha que praticar Yôga significa apenas sentar e meditar, que é muito “zen”, tranquilo e passivo, ainda não conhece de verdade o quão abrangente e forte é a prática.

Uma boa definição de Yôga é: uma filosofia estritamente prática que conduz o indivíduo a um estado de expansão de consciência, chamado também de Samádhi.

Como já havia dito anteriormente, existem muitas linhas e tipos de Yôga. Nós praticamos o Swásthya Yôga, que é a codificação de uma linhagem muito antiga, feita pelo Mestre DeRose na década de 1960.

O nome da prática que fazemos em sala de aula é Ashtánga Sádhana,

uma prática feita em oito partes ou angas que constituem a principal característica da nossa prática.

A aula é bem forte e intensa trabalhando o corpo e a mente como um todo.

Iniciamos com uma linguagem gestual que chamamos de mudrás, depois passamos a retribuição de energia chamada de pújá, e logo após passamos aos mantras que são as vocalizações de sons e ultra-sons. Este início confere um caráter mais sensorial à prática fazendo com que consigamos nos conectar melhor e nos preparando para as próximas partes.

Depois fazemos os pránáyámas, que são os respiratórios e trabalham principalmente com a melhora da capacidade respiratória e a expansão e fortalecimento do nosso sistema energético, por meio da captação do prána (Prána é qualquer tipo de energia desde que manifestada biologicamente). Você já reparou que quando respiramos mas profundamente conseguimos trabalhar melhor as nossas emoções?

Os pránáyámas atuam intensamente no nosso emocional fazendo o que consigamos canalizar melhor emoções pesadas as quais fazem com que o nosso rendimento diário diminua.

Após os pránáyámas, realizamos os Kríyas, onde criamos uma verdadeira limpeza interna do nosso organismo, para que possamos depois prosseguir aos ásanas, que são as posições físicas e psicofísicas.

Os ásanas além de produzir fortalecimento muscular, maior flexibilidade, tônus da pele e dos músculos, e muitos outros efeitos benéficos para o nosso corpo, trabalham intensamente também os aspectos mais sutis como treinamento de auto superação, percepção sensorial, desenvolvimento da consciência corporal, contentamento e muitos outros aspectos que nos beneficiam no dia a dia.

blog de lifestyle, melhores blogs, Treinamento funcional, treino funcional na mooca, surf treino, treino para o surf, treinamento para surfistas, pilates na mooca, pilates para o surf, treino surf equilibrio, acupuntura para esportistas

A sétima parte consiste em técnicas de descontração e relaxamento que auxiliam na assimilação dos efeitos produzidos pelos angas anteriores.

E por fim chegamos a ultima parte da prática onde executamos técnicas de concentração e meditação para que possamos no final chegar ao objetivo que é a expansão da consciência,

A prática disciplinada e constante proporciona ao yôgin (praticante de Yôga), um aumento de rendimento e performance física e mental, além de desenvolver novas capacidades e aptidões latentes. Este maior rendimento ainda estimula a um comportamento mais saudável e uma percepção e  visão mais ampla do cotidiano e do universo.

Venha conhecer esta excelente prática no Espaço Sattwa!

espaço sattwa, yogaFabrício Ferrari, Instrutor de Swásthya Yôga, Sócio Proprietário do Espaço Sattwa e Músico. Minhas paixões: ensinar, bicicleta, cantar e tocar. Maior desejo: proporcionar a autossuperação dos meus alunos.

 

 

 

Deixe seu comentário =)

Comentários