melhores blogs, blog de surf, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé
Muitas pessoas perguntam qual suplemento deve se tomar para inibir a ação dos radicais livres!

O próprio exercício físico aumenta a reação de defesa antioxidante como forma de adaptação, como isso ocorre?

Sabe-se que durante e após o exercício, há um aumento do consumo de oxigênio e ativação de vias metabólicas específicas que resultam na formação dos radicais livres. Durante a atividade física, há maior produção da substância, pois há um maior consumo de oxigênio, aumento da adrenalina e de outras catecolaminas, aumento da produção de hidroxila e também da resposta inflamatória secundária ao dano muscular que ocorre nos casos de overtraining.

Mas afinal, por que tanta preocupação com o aumento dos radicais livres?

Estas substâncias são altamente reativas e podem provocar lesões em várias estruturas do nosso organismo. Nos dias atuais são tidas como a principal causa do envelhecimento, além de colaborarem com o surgimento e agravamento dos sintomas de várias doenças como hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes, câncer e mal de Alzheimer.

Quando as células musculares detectam estresse oxidativo ela faz a formação de espécies reativas de oxigênio, isso faz com que ela promova a transcrição keap1, essa proteína interage com o principal regulador da resposta antioxidante o Nrf2 que vai até o núcleo eleva a produção das enzimas antioxidantes. Quando se faz a suplementação em doses supra fisiológicas essa cascata bloqueia. Quando falamos de atleta a história muda, pois esses necessitam de doses mais elevadas de antioxidantes que terão efeitos tanto da inibição, quanto na recuperação muscular, pois a elevada carga de treinos irá haver uma maior demanda de nutrientes antioxidantes.

A própria alimentação individualizada, através de alimentos que contém compostos bioativos como: brócolis (sulfurafano), curcumina (curcuminoides) fitoquímicos (antocianinas), romã (ácido elagico), as catequinas do chá verde e os flavanoídes do cacau, reforçam o sistema imunológico e combate os radicais livres e seus efeitos maléficos ao organismo.

Entre os antioxidantes encontrados na alimentação, a vitamina C é um dos mais poderosos. Sua deficiência pode causar câimbras musculares e fraqueza, prejudicando o desempenho físico e a resistência aeróbica.

Esses são os motivos para sempre pensarmos na Alimentação de Verdade, antes de pensarmos em o que tomar ou suplementar.

Alimentos ricos em antioxidantes

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440