Finalmente conhecemos o Paraíso chamado BONETE!

Sabe aquele lugar que todo mundo fala com um tom especial na voz? Pois é, agora já sabemos porque!

Canoas, pescadores, comunidade e um pequeno paraíso!

Os Boneteiros (como são chamados os caiçaras de lá) mantém o local preservado para que nós, turistas, possamos aproveitar da melhor maneira, por isso, sejamos sempre muito conscientes com a natureza, respeitando o meio ambiente e os moradores locais.

boneteira, bonete, praia do bonete, ilhabelaSenhorinha Boneteira sorridente que encontramos pelas ruas da comunidade. 
(Todos por lá sorriem bastante =D)

Bonete é uma praia que só tem duas opções de acesso: por trilha, ou de barco.

Trilha:

Para os mais aventureiros, é preciso seguir aproximadamente 12 km de extensão, iniciando na Ponta de Sepituba, e atravessando três cachoeiras de águas cristalinas, quem escolhe essa opção, diz que vale MUITO a pena.

Barco:

Saindo de Ilhabela, a melhor opção são os barcos que saem da Praia do Perequê, nós fomos com o Juninho por indicação da Pousada Villaggio Assis onde estávamos hospedadas, ele é morador da Ilha e que a conhece de cabo a rabo, ele foi nos mostrando várias coisas interessantes e parou em lugares no percurso que queríamos muito conhecer, como o Buraco do Cação por exemplo.

buraco do cação, ilhabela, bonete

Chegando em Bonete, fomos conhecer a Pousada Canto Bravo, que foi amor a primeira vista, a pousada é pé na areia e é simplesmente encantadora, lá o consumo elétrico é mínimo e o uso deve ser feito só quando necessário, por isso, a noite é um charme: luz de velas, luau, e muita vibe!

Artes e artesanato decoram a Pousada, pias feitas com canoas coloridas e detalhes embelezam aquele lugar de uma maneira única.

pousada canto bravo, pousada no bonete, pousada em ilhabela

A Pousada oferece atividades turísticas com  impacto mínimo sobre o meio ambiente: observação de aves, turismo de base comunitária, caminhadas, mergulho e surf, muito surf! <3

Os Boneteiros tem o Surf como esporte da vida, já que lá rolam altas e perfeitas ondas, desde as crianças andando pela comunidade, já se nota isso enraizado:

surf no bonete, bonete, praia do bonete, bonete ilhabela

As acomodações são únicas e impossíveis de descrever:

pousada canto bravo, bonete, ilhabela, hospedagem no bonete

pousada no bonete, pousada em ilhabela, pousada canto bravo bonete

pousada no bonete, pousada em ilhabela, bonete, pousada canto bravo bonete

O isolamento de Bonete, mantém muitas famílias longe das “modernidades” da cidade grande, vimos casas lindas cultivando a simplicidade com fogões a lenha que preparam pratos saborosos à base de peixe fresco e além disso, possuem opções de comida vegetariana também! O que nos surpreendeu muito na Ilha, em especial na Pousada Canto Bravo onde comemos,  é que em todos os lugares que fomos para comer, tinham opções vegetarianas:

pousada no bonete, comida vegetariana, praia do bonete, hospedagem no bonete, ilhabela

Só de olhar a foto já da água na boca hahaha, essa verdura verde que parece couve, se chama Taioba, uma planta local que nós achamos muito mais saborosa, e o suco de limão é batido com folha de mexerica.

Depois do tour pela pousada fomos conhecer a comunidade e aproveitamos para ir até o Mirante do lado esquerdo da Praia, que é o mais alto, o trajeto todo até lá é de aproximadamente 40 minutos, se você não se perder, como nós nos perdemos, levamos 1 hora hahaha

praia do bonete, mirante do bonete, bonete, ilhabela

Só tínhamos nós na trilha e o caminho foi muito irado, muita vegetação e silêncio até o topo:

mirante do bonete, bonete, praia do bonete, ilhabelaMirante

Depois de bastante caminhada, lindos visuais, conversa boa com o povo de lá, foi hora de voltar apreciando mais um belíssimo pôr-do-sol!

_____________________________________________

Contato do Juninho/ Barco BATUCADA para passeios: 12 99201-3285
 
Contato Pousada Canto Bravo:
Email: contato@pousadacantobravo.com.br
Skype: reservascantobravo
Site: www.pousadacantobravo.com.br