O Surf apresenta-se como um esporte em crescente expansão, que conta cada vez mais com amparo científico para otimizar o desempenho dos praticantes.

A ciência da nutrição vem agregando conhecimento nesta área esportiva e possibilitando aumento de rendimento dos surfistas.

A alimentação do surfista deve ser saudável e sempre corresponder a sua necessidade individual diária. Através de uma alimentação balanceada o surfista preservará sua composição corporal, fortalecer o sistema imunológico, aumentando sua resistência ao treino.

Uma alimentação desbalanceada atrelada ao treinamento significa baixo rendimento. Combinar alimentos e escolher alimentos corretos não é uma tarefa difícil, mas deve ter uma atenção especial.

O Surf exige energia, a energia proveniente dos alimentos, para uma melhor performance durante a prática do esporte.

vestindo a alma, nutrição esportiva, nutricionista esportiva, nutricionista carina melo, alimentação esportiva

As necessidades nutricionais são aumentadas no Surf, devido o valor do gasto energético que o corpo utiliza para a sustentação e locomoção do próprio corpo, além da manutenção da temperatura corporal e equilíbrio em águas agitadas.

O treinamento em jejum não é recomendado, pois quando dormimos, a velocidade com que nosso organismo funciona (taxa metabólica) diminui, por estarmos em repouso. Entretanto, ao acordarmos imediatamente exigimos um aumento da taxa metabólica.

Numa situação de exercício, serão necessárias mais calorias para sustentar a movimentação habitual mais a exigida pelo esporte. Sem alimento no organismo, vamos consumir nossa própria massa muscular para gerar energia, processo conhecido como  catabolismo.

Muitas pessoas não conseguem comer nada quando acordam – um péssimo hábito que com o tempo afeta o sistema imunológico. Começando a ficar fracos, gripados e assim por diante. É importante não esquecer que a massa muscular é que alimenta o sistema imunológico, ou seja, os músculos são providos de aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina, além de outros elementos.

A glutamina é o aminoácido responsável pela nossa imunidade. Quando o nível desse aminoácido cai e não é reabastecida adequadamente por meio dos alimentos, começamos a consumir a energia proveniente dos nossos músculos, por isso é importante evitar cair na água em jejum.

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440