meditação, qualidade de vida, blog estilo de vida, blog lifestyle, vestindo a alma, auto conhecimento

A vida moderna é uma demanda constante de estímulos diversos. No dia-a-dia o cérebro recebe milhões de informações. Temos que nos concentrar, prestar atenção em diversas coisas ao mesmo tempo, sermos cada vez mais multifuncionais.

Esse turbilhão de pensamentos e ideias acaba sendo uma armadilha para a nossa mente. Acabamos nos perdendo dentre tantos pensamentos, dispersões e pressões diárias. Além de nos levar ao esgotamento mental. A manutenção deste estilo de vida, após alguns anos, tem feito com que muitas pessoas comecem a procurar uma alternativa para desacelerar a mente: a MEDITAÇÃO.

A meditação é uma prática milenar capaz de expandir a nossa consciência e fazer com que consigamos atingir nossas metas e objetivos mais facilmente. Mas se fosse fácil meditar, todos nós o faríamos e o mundo seria muito mais feliz.

Atualmente, diversos estudos científicos tem comprovado os efeitos e principalmente os benefícios da meditação: diminuição do stress, melhora do controle emocional, alívio de tensões, bem estar, melhora na qualidade de vida e concentração…. A ciência hoje, está tentando comprovar o que os mestres da antiguidade já sabiam: A meditação é o principal caminho para que se atinja o objetivo do Yôga, que é o autoconhecimento ou estado de hiperconsciência, conhecido como Samádhi.

VOCÊ SABE O QUE É A MEDITAÇÃO?

Em primeiro lugar aí vai uma curiosidade:

No entanto, no Yôga, o termo sânscrito Dhyána, consiste na parada das ondas mentais (corpo mental), O que é completamente diferente da tradução desta palavra.

E AGORA, O MAIS IMPORTANTE, VOCÊ SABE COMO MEDITAR?

Para atingirmos a meditação devemos passar basicamente por três fases:

  1. A primeira fase consiste na Abstração dos sentidos (pratyaháha), isso significa abstrair qualquer um dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) ou mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Para colocar foco em determinado objeto e abstrair quaisquer interferências externas às da mente.
  2. A Segunda fase é de Concentração, levando toda a atenção em apenas um ponto (Dhárána), a concentração gera um estado onde você consegue canalizar toda a instabilidade da consciência em apenas um ponto, fazendo assim com que a mente flua de uma forma mais direcionada e estável.
  3. E finalmente a terceira fase é a Meditação em si (ou Dhyána em sânscrito), caracterizada pela ausência de pensamentos conquistada por meio da saturação da mente sobre um objeto ou símbolo, um som ou mantra.

COMO SABER SE ATINGIMOS O ESTADO DE MEDITAÇÃO?

Nesse estágio não há mais a presença das dispersões mentais e percebemos uma profunda sensação de contentamento e satisfação.

COMO DEVEMOS PRATICAR MEDITAÇÃO?

É muito simples, mas para tanto precisamos de muito treinamento, disciplina e foco.

O ideal é que se comece com um curto tempo de treinamento diário, cerca de apenas um minuto, e que se vá aumentando esse tempo gradativamente, apenas poucos segundos por dia. Até que se chegue ao tempo ideal de aproximadamente 20 minutos, que se praticados diariamente irão produzir grandes efeitos no modo de ser, de pensar e agir.

O Importante é manter a constância, para que se consiga atingir resultados satisfatórios!

E DE QUE FORMA ISSO PODE CONTRIBUIR NA REALIZAÇÃO OU ALCANCE DE METAS?

Quando conseguimos atingir o estado mais elevado de consciência, fazemos com que a mente trabalhe de uma forma diferente. Aumentamos a capacidade de nos concentrarmos pelo aumento ou melhora da função das sinapses cognitivas do cérebro.

Em atletas, principalmente de alta performance, a meditação influencia diretamente a prática esportiva, garantindo maior foco e capacidade de concentração. Faz também com que o atleta gerencie melhor suas emoções, o que é um requisito muito importante para garantir bons resultados e diferencia lo dos demais.

Outro fator importante é que, ao atingirmos o estado de meditação, também utilizamos ainda mais a intuição fazendo com que ela se torne cada vez mais linear e não somente ocorra por lampejos. Desta forma temos uma visão diferenciada do mundo, conseguindo executar diversas atividades de forma mais efetiva.

meditação, qualidade de vida, blog estilo de vida, blog lifestyle, vestindo a alma, auto conhecimento

Poucos minutos do seu dia em troca de valiosos benefícios….vale a pena, não é?

Então vamos meditar!!!