RECEITA – COMO FAZER LEITES VEGETAIS E SEUS BENEFÍCIOS

como fazer leites vegetais, leites vegetais, leites vegetais receita, leites vegetais benefícios, leite vegetal, leite vegetal benefícios, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Para veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose ou ainda para aqueles que andam querendo diminuir o consumo dos leites oriundos dos animais ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, existem diversas alternativas ao leite de origem animal com muitos benefícios, muitas vezes seguido por simples hábito.

BENEFÍCIO DOS LEITES VEGETAIS 
  • Não contêm lactose e nem colesterol;
  • Baixo teor de gorduras;
  • Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
  • Alto teor de vitaminas B;
  • Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;
  • São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc.
CONHEÇA CADA UM E SAIBA COMO FAZER:

Leite de Nozes: Seu alto teor de antioxidantes ajuda a previnir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e diabetes. É rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, selênio, cobre, zinco e magnésio.
Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de castanha do Brasil: Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contém ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.
Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira… Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água – sempre filtrada ou mineral – para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.

Leite de castanha-de-caju: Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.
Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de amendoim: Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.
Preparo:
 O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.

Leite de gergelim: O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.
Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso “queijelim”. Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de Coco: Este leite auxilia no sistema imunológico e é também um bom antioxidante. Rico em vitamina C, B1, B3, B5 e B6, cálcio, selênio.
Preparo: Para cada parte de lascas de coco, utilize duas partes de água quente. Bata no liquidificador e coe.

Leite de Arroz: Seu alto teor de triptofano e vitaminas do complexo B auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e ajuda a aumentar a energia.
Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Leite de Aveia: Indicado para quem deseja perder peso por conter alto teor de fibras, favorecendo o sistema digestivo e dando maior sensação de saciedade. É também um aliado na diminuição do colesterol ruim e diabetes. Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Leite de amêndoas: Possui alto teor de fibras, magnésio, cálcio, ferro e vitamina E. Um poderoso desintoxicante. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia
Preparo: Um copo de amêndoas para três a quatro de água. Bata, coe bem.

DICAS
  1. Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.
  2. Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.
  3. Lave bem os grãos antes de começar o processo de “tirar o leite”.
  4. Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.
  5. Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se “ordenhar” os grãos – o que dá uma sensação especial e gratificante.
  6. Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Compartilhe com todos os seus amigos essas receitas e ajude a todos a manter uma vida saudável!

Confira todos os POSTS AQUI!

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440

Deixe seu comentário =)

Comentários