COMO FUNCIONA ESSA TAL DE ACUPUNTURA?

Se eu fosse listar as coisas que me intrigam no sentido de estimular a curiosidade, uma delas é:

Como os povos antigos sabiam tanto sobre vários assuntos sem dispor de recursos tecnológicos para isso?

São tantas coisas que não conseguimos explicar como ou porque: pirâmides, civilizações que desapareceram, conhecimentos sobre medicina e saúde como a Medicina Tradicional Chinesa, a própria Acupuntura!!!

Estudar, conhecer, trabalhar com Acupuntura traz essa sensação nostálgica, pois ela é considerada um dos tratamentos mais antigos do mundo. Há indícios que ela surgiu há quase 5mil anos e naquela época os mestres antigos acreditavam que as doenças eram alteração das funções do corpo ou da energia deste, provocado por fatores externos, como frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento.

Há 5 mil anos a consciência de que nosso corpo é formado de energia, como absolutamente tudo neste Universo na verdade, era algo natural no Oriente. E foi apenas no século passado que este conceito passou a fazer um pouquinho de sentido para nós Ocidentais.

espaço sattwa, acupuntura

O objetivo da Medicina Tradicional Chinesa e consequentemente da Acupuntura, é de ajustar canais energéticos do corpo, os meridianos, promovendo o equilíbrio de Yin e Yang (energias de polaridade negativa e positiva respectivamente).

Os 5 elementos da natureza (fogo, terra, metal, água e madeira) são levados em consideração tanto na avaliação quanto no tratamento, já que eles estão presentes energeticamente e representados dentro de nós. De acordo com os chineses, cada um deles está relacionado com os órgãos e vísceras, estruturas, tecidos e regiões do nosso corpo, com as emoções, com os alimentos e sabores, cor, psiquismo, estações do ano….

Como eu disse, é realmente muito interessante pensar que tudo isso já era sabido há alguns mil anos atrás, não é?

Quer um exemplo?

A deficiência do elemento água em alguém pode se manifestar por meio da insegurança, medo em excesso, dor lombar ou nesta região, acometimento recorrente do trato urinário, déficit no sistema ósseo como osteoporose, preferência por alimentos salgados, presença precoce de cabelos brancos e muita sensação de frio.

Como tudo na vida é equilíbrio, o tratamento para esta pessoa seria adequar o nível energético deste elemento por meio de estímulos dos pontos de acupuntura com agulhas ou outras técnicas como cristais, ou moxabustão.

Assim, trabalhar com a acupuntura e vivenciar este tratamento é muito interessante pois o acupunturista consegue estimular processos regenerativos dos tecidos, normalizar as funções alteradas, reforçar o sistema imunológico, controlar a dor e adequar distúrbios emocionais. Resumindo, com a Acupuntura é possível tratar praticamente tudo!! Sem contar que geralmente as sessões são bem relaxantes e promovem uma profunda sensação de bem estar, pois harmonizam a nossa energia generalizada.

Eu adoro!!! 😉

fernanda degilio

Fernanda Degilio Alves, Fisioterapeuta, mestre em Bioética, Instrutora de Pilates e Cross Pilates, Sócia Proprietária do Espaço Sattwa, apaixonada por Yôga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida…

 

 

 

Deixe seu comentário =)

Comentários