COMO MELHORAR A PRÁTICA ESPORTIVA COM O “POWER HOUSE”

Você sabe o que é o Power House? Se está acompanhando os posts, com certeza já ouviu falar dele. E como prometido anteriormente, hoje vamos falar mais sobre isso. Assim, você que pratica algum tipo de exercício, seja para melhorar a saúde, qualidade de vida, boa forma ou especificamente por um esporte, vai entender a importância da aplicação deste conceito durante seu treino.

O power house ou centro de força (CORE), é um dos princípios fundamentais do Pilates, trabalhado em todos os exercícios. É o conjunto de grupos musculares localizados desde o assoalho pélvico na parte inferior da bacia até a caixa torácica na parte superior, o abdômen na parte anterior do corpo, quadril e coluna lombar na parte posterior.

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Power House é o centro, é o ponto que o corpo pode ser dividido em superior e inferior, lado direito e esquerdo, anterior e posterior. Trabalhar com a ativação dele durante os treinamentos garante a estabilidade desta região proporcionando maior controle e força das extremidades (membros superiores e inferiores).

Quais são as estruturas que o compõem?

MÚSCULOS
  • no abdômen: reto abdominal, oblíquo externo e interno e transverso do abdômen,

  • na coluna: os extensores tronco – eretor da espinha, transverso-espinhais, quadrado lombar e multifídios,

  • no quadril: extensores – glúteo máximo, isquiotibiais; flexores  – iliopsoas, reto femoral, sartório; abdutores – tensor da fáscia lata e glúteo médio,

  • no assoalho pélvico:  músculos do períneo – esfincter anal externo, levantador do ânus, coccixígeno, transverso períneal profundo e superficial.

ARTICULAÇÕES
  • Coluna lombar e lombo-sacra (entre a última vértebra lombar e o osso sacro)

  • Articulação sacro-ilíaca (entre os ossos do quadril e o sacro)

  • Articulação coxo-femural (entre o quadril e o fêmur, osso da coxa)

  • Sínfese Púbica (união da base da bacia pelos ossos púbis)

Quando pensamos em função motora, em gesto esportivo, é natural que pensemos nos membros inferiores e superiores, pois é nas extremidades que ocorrem a maioria dos movimentos que necessitamos no dia a dia ou na prática de alguma modalidade de treinamento. No entanto, tal qual uma árvore, que não terá galhos capazes de sustentar grandes frutos, se a raiz não estiver fortalecida e estável, no nosso corpo ocorre o mesmo.

Há algum tempo, pouca atenção era dedicada ao fortalecimento do CORE, as linhas de treinamento preconizavam o fortalecimento dos braços e pernas principalmente; e os abdominais eram praticamente os únicos músculos do power house que eram trabalhados. Desta forma, era comum que o indivíduo ou atleta, à médio e longo prazo começasse a apresentar dores lombares e acometimentos no eixo vertebral.

Hoje em dia, os profissionais da saúde que trabalham com treinamento ou reabilitação incluem o trabalho de força, propriocepção e estabilização do centro de força, ativando a musculatura superficial e a profunda, garantindo maior segurança ao exercício e maiores benefícios ao corpo.

Qualquer modalidade de treino que aplica o Power House aos exercícios, como o Pilates e o Treino Funcional, trará aos praticantes vantagens em relação às outras práticas:

  • Estabilização da coluna lombar;
  • Alinhamento do eixo, melhorando a postura;
  • Auxílio na prevenção das incontinências urinária e fecal;
  • Diminui os desconfortos da coluna vertebral, promovendo o alongamento e o fortalecimento dos músculos da região;
  • Melhora o equilíbrio postural;
  • Proporciona maior estabilidade, força, controle, precisão e potência aos movimentos dos membros superiores e inferiores;
  • Protege as principais articulações: ombros, cinturas escapular e pélvica;
  • Melhora a respiração e mecânica respiratória;
  • Ajuda a definir a musculatura abdominal.

Acredita-se que desta forma, o atleta terá maior tempo de treinamento e de prática esportiva, pois conseguirá proteger de forma eficaz suas principais articulações e principalmente o eixo vertebral que mostra-se altamente incapacitante para essa população, quando lesado.

Agora que você já sabe o que é Power House e sua importância, procure utilizar esse conceito nos seus treinos e sinta a diferença!

fernanda degilio

 

Fernanda Degilio Alves, Fisioterapeuta, mestre em Bioética, Instrutora de Pilates e Cross Pilates, Sócia Proprietária do Espaço Sattwa, apaixonada por Yôga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida…

 

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