COMO RESPIRAR MELHOR E CORRETAMENTE

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Neste texto vamos tratar um pouco mais da importância da respiração e aprender algumas técnicas para a melhora do desempenho em atividades esportivas e do cotidiano.

Quando praticamos qualquer atividade física o corpo sofre adaptações às suas condições basais para suprir a demanda do exercício, a isso chamamos de Fisiologia do Exercício, a ciência que estuda as adaptações agudas do organismo necessárias para a prática.

A atividade física faz com que o corpo necessite de uma quantidade maior de energia para nutrir os órgãos e músculos envolvidos no exercício, e para que consigamos maior concentração e melhor performance o nosso cérebro também precisa de combustível. Pela respiração trazemos para o organismo a energia necessária para praticarmos, mas de que forma isso ocorre?

Quando respiramos o corpo capta o ar que além de conter o oxigênio, que é fundamental para o funcionamento do organismo, também traz consigo o Pránaentendemos como prána qualquer tipo de energia desde que manifestada biologicamente,  é a energia vital para os seres vivos, então quanto mais profundamente respirarmos, mais prána captamos.

Agora que entendemos todo o conceito vamos praticar. Ensinarei dois respiratórios básicos para que você possa treinar, vamos lá:

Primeiramente  sente-se  em uma posição confortável com as pernas cruzadas e as costas eretas, se preferir pode sentar-se sobre os calcanhares, o importante é que a posição lhe seja confortável e que não tire a sua atenção da técnica que está sendo aplicada. Lembre-se sempre de em Inspirar e expirar somente pelas narinas o tempo todo. Faremos a respiração completa com ritmo.

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1-     Inicialmente inspire dilatando a parte baixa, depois da média e por fim a alta dos pulmões, primeiramente projetando abdômen pra fora, depois as costelas para os lados e finalmente expandindo o alto do tórax, contando 4 segundos para realizar esta inspiração;

2-     Retenha o ar nos pulmões pelo dobro do tempo da inspiração, ou seja, 8 segundos;

3-     Expire soltando o ar primeiramente da parte alta, depois da parte média e finalmente da parte baixa dos pulmões, contando os mesmos 4 segundos.

Procure sempre se concentrar ao máximo no respiratório, Se sentir facilidade na execução desta técnica, pode alterar o ritmo para inspiração em 4 segundos, retenção em 16 segundos, e expiração em 8 segundos, pratique este respiratório por dez minutos. Esse respiratório além de aumentar sua capacidade respiratória, faz também com que o corpo absorva mais energia ou Prána além de aquietar  a mente aumentando a capacidade de concentração.

Vamos ao próximo respiratório que é a Respiração dinâmica.

Agora  fique em pé com os pés ligeiramente afastados, a cerca de dois ou três palmos de distância um do outro.

1-     Inspire elevando os braços até a altura dos ombros, procure fazer a respiração completa, como no exercício anterior;

2-     Retenha o ar fechando firmemente as mãos movimentando vigorosamente os braços, flexionando-os estendendo-os, trazendo as mãos até os ombros e voltando a estendê-los várias vezes antes de expirar;

3-     Expire lentamente, baixando os braços simultaneamente.

Repita esta técnica por aproximadamente cinco minutos.

Aplique estes dois exercícios antes de iniciar suas atividades físicas e perceba com o tempo as melhoras e o maior rendimento que lhe irá proporcionar não somente à sua prática esportiva, mas também nos estudos e no trabalho.

espaço sattwa, yogaFabrício Ferrari, Instrutor de Swásthya Yôga, Sócio Proprietário do Espaço Sattwa e Músico. Minhas paixões: ensinar, bicicleta, cantar e tocar. Maior desejo: proporcionar a autossuperação dos meus alunos.

 

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