nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

O amaranto é um grão que ajuda o corpo a combater o acúmulo de gordura e a proteger do coração, esta redução se deve ao fato de que o amaranto tem 15% de proteínas na sua composição, apresentando um conteúdo expressivo de aminoácidos essenciais, que ajudam a inibir o acúmulo de colesterol no organismo. São grãos que não contém glúten e possui propriedades parecidas com arroz e feijão.  Além disso, tem propriedade comparável à do leite e é rico em vitaminas (principalmente A e C) e minerais, como o cálcio, ferro, zinco e potássio.

Ele se diferencia de outros cereais, como o trigo, justamente por suas propriedades nutricionais. Com mais ferro do que qualquer outro cereal, o amaranto também é fonte de lisina, que é um aminoácido que falta na maioria dos grãos. O balanço de aminoácidos presentes no grão, faz do amaranto um alimento equilibrado em termos nutricionais. A cada 100 g de grãos de amaranto cozidos são encontrados: quase 4 g de proteína, mais de 2 g de ferro, 0,86 g de zinco e 47 g de cálcio, além de 2,1 g de fibras. Em relação à quinoa, por exemplo, ele é menos calórico. São 102 Kcal a cada 100 g cozidas, enquanto que a mesma quantidade de quinoa cozida contém 120 Kcal.

O óleo de amaranto também é considerado de boa qualidade, com alto teor de ácidos graxos insaturados, ou seja, gordura benéfica para o corpo humano. Para os vegetarianos, o consumo desse grão pode ser uma boa alternativa para compensar a falta da carne, já que possui alto teor proteico.

Mas é importante uma orientação de um Nutricionista, para suprir as necessidades nutricionais adequadas de cada individuo.

O amaranto pode ser utilizado em forma de farinha, em substituição parcial à de trigo (dá para trocar de 10% a 30%), em qualquer receita de biscoito, pão, panqueca e bolo.

RECEITAS

SOPA DE AMARANTO

os benefícios do amaranto, sopa de amaranto, amaranto, grãos ricos em proteínas, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé, receitas vegetarianas Ingredientes:
1 copo de amaranto em grão
2 mandioquinhas picadas
1 cebola média picada
1 cenoura picada
1 chuchu picado
Orégano, pimenta e salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Refogue a cebola até dourar, coloque os legumes em pedaços, adicione água ou caldo de legumes e o amaranto em grão. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione orégano, sal, salsinha e pimenta a gosto.

BISCOITO DE AMARANTO

os benefícios do amaranto, sopa de amaranto, amaranto, grãos ricos em proteínas, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé, receitas vegetarianas
Ingredientes:
1 xícara de amaranto em grãos
1 xícara de farinha de amaranto
2 xícaras de amido de milho
3/4 de xícara de água ou leite
2 ovos
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de sal

Modo de Fazer:
Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440