CROSS PILATES É O MESMO QUE PILATES?

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Você já deve ter visto nas redes sociais e ouvido por ai, várias e novas modalidades de Pilates: NeoPilates, Pilates Contemporâneo, Cross Pilates entre outras. Afinal, eles são todos iguais ou não?

A resposta é: eles são diferentes, embora todos tenham como base o Pilates Clássico.

O objetivo deste texto é explicar um pouquinho para você o que é o Cross Pilates, uma nova modalidade dentro do Pilates.

 

Hoje em dia, está muito em alta usar o termo “funcional” no esporte e principalmente, aplicá-lo nos treinos. Esse conceito ganhou seu espaço porque a American College of Sports Medicine (ACSM), há mais de 10 anos, incluiu um novo critério para ser enquadrado dentro do treinamento de condicionamento físico. Além das aptidões cardiorrespiratória e neuromuscular, já pré determinadas anteriormente, a aptidão neuromotora passa a ser considerada ponto fundamental para se atingir a meta do treinamento.

Ou seja, traduzindo essas informações e termos, o que isso quer dizer é:

  • Aptidão Cardiorrespiratória: capacidade que os sistemas circulatório e respiratório têm de fornecer combustível durante a atividade física.
  • Aptidão Neuromuscular: relacionada com a capacidade que temos de gerar força, de ter resistência muscular e flexibilidade.
  • Aptidão Neuromotora: está associada ao equilíbrio, agilidade e coordenação, características  também conhecidas como habilidades funcionais.
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Por isso, desde então o foco no “Funcional” tem crescido muito.

“O Método Cross Pilates é um novo método de treinamento físico, que surgiu pela fusão de alguns princípios do Pilates e Treino Funcional. Tem por objetivo o desenvolvimento das três aptidões (cardiorrespiratória, musculoesquelética e neuromotora) apontadas pela ACMS como fundamentais para restauração/manutenção da saúde e qualidade de vida.” (Simone Fonseca)

A sistematizadora do Método, Simone Fonseca, uniu o que existe de melhor em cada uma dessas abordagens e criou o Cross Pilates, nome escolhido pois a palavra “cross” no Inglês significa cruzamento. Neste caso, o cruzamento dessas duas modalidades.

A finalidade do Cross Pilates é promover, além do condicionamento físico, já conseguido pelo Pilates tradicional, o aumento da força do praticante, o equilíbrio e a resistência muscular, alcançados graças a inclusão de alguns princípios do Treino Funcional.
Qualquer pessoa pode fazer Cross Pilates?

O Método é indicado para todas as pessoas que desejam fazer exercícios físicos planejados: desde atletas, pois é enfatizado o treino do gesto esportivo e funcional durante as aulas; até pessoas com objetivo de recuperar lesões/disfunções, melhorar a saúde, e indivíduos saudáveis que queiram melhorar qualidade de vida, estética e bem-estar.

Com o intuito de desenvolver de forma ainda mais expressiva a força, agilidade e coordenação do praticante principalmente relacionada ao esporte, o Cross Pilates traz uma característica mais dinâmica e versátil de aulas, com mais intensidade de carga e repetições. Para isso, houve a necessidade de aperfeiçoamento dos equipamentos do Cross Pilates, que são bem mais robustos e arrojados que os demais, oferecendo alta resistência e estabilidade.

Hoje o Cross Pilates é uma nova ferramenta de trabalho para conquista da saúde, estética, melhora da prática esportiva e bem estar, que os profissionais da Reabilitação e Treinamento Físico tem em mãos para trabalhar com seus alunos/pacientes.

 

Você já fez uma aula de Cross Pilates? Vale a pena conhecer.

fernanda degilio

Fernanda Degilio Alves, Fisioterapeuta, Acupunturista, Mestre em Bioética, Instrutora de Pilates e Cross Pilates, Sócia Proprietária do Espaço Sattwa, apaixonada por Yôga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida…

 

 

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