Tem coisas que a gente precisa assumir, tem muito brasileiro fazendo coisa inteligente nesse País!

download-1

Em segunda-feira, pós “black friday” onde o consumismo vem a tona aumentando a exploração de recursos naturais, gerando mais lixo no mundo e que grande massa da população acaba nem pensando se realmente precisa antes de comprar, a gente têm uma notícia boa!

images

Em algumas cidades do interior como Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos começou a rodar o primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo (isso significa que ele não emites gases poluentes para nossa camada de ozônio que quase não existe mais, evitando assim as mudanças climáticas). O projeto é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD, e já está em operação nessas cidades do interior de SP.

O caminhão pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento – e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou oito horas de operação por recarga!

A partir da primeira metade do ano que vem, em 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer esses veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável, que orgulho!

img_7966

O caminhão é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio, ou seja reciclável, com vida útil de até 40 anos… o caminhão coletor como disse acima, não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

Esse tipo de iniciativa traduz o pioneirismo em sustentabilidade e empresas conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, bora acompanhar para ver se chega na grande São Paulo!

🙂