A primeira vez que vi fotos do Salar de Uyuni pensei:

Tenho que ir! E na travessia, eu nem acreditava que estava indo para la!

Foi então que chegou o terceiro e último dia de trip fomos acordados as 4:00 da madrugada para ver o Nascer do Sol mais lindo da vida!!!

Salar de Uyuni, deserto do atacama

Seguimos finalmente ao famoso Salar de Uyuni que, nessa época, é seco, e permitiu que nós chegassemos até a Isla Incahuasi após 1h de viagem.

Salar de Uyuni, deserto do atacama

O Salar de Uyuni é o maior deserto de SAL do MUNDO!

Tem aproximadamente 12.000 KM² e cerca de 3.600 metros de altitude acima do nível médio do mar, está localizado a Sudoeste da Bolívia! Essa planície de sal foi formada em um lento processo: há milhares de anos havia lagos nessa região, a água dos lagos então evaporou e resultou na paisagem do deserto que se vê hoje.

Salar de Uyuni, deserto do atacama

Aos poucos foi se expandindo a imensidão branca que cegou os nossos olhos e não nos permitiu enxergar nada nos visores de LCD das máquinas fotográficas e celulares. É aquele tipo de lugar que foto nenhuma vai decifrar, você tem que ir e ver como é deslumbrante!

Na Isla Incahuasi, é possível subir até o topo mas muitos não o fazem e deixam de ver o que eu achei mais lindo, a vista panorâmica do Salar, é irada!!!! Os cactus durante nosso trekking, foi um espetáculo a parte!!!

Salar de Uyuni, deserto do atacama

As famosas fotos em perspectiva tiradas no Salar são suuuper difíceis. É preciso segurar a câmera muito perto do solo enquanto se tenta posicionar as pessoas para conseguir obter o jogo de imagem. Mas vale o esforço do grupo porque o efeito é espetacular e também pode achamos só diversão!

Salar de Uyuni, deserto do atacama

Queríamos continuar testando fotos e poses, mas não foi possível por causa do tempo. Aliás esse foi o ponto que mais me incomodou… o pouco tempo para as fotos mais elaboradas em um lugar tão incrível!!! Mas para isso, tem quer ser um tour privado onde as dimensões de valores quadruplicam!

Salar de Uyuni, deserto do atacama

No passeio pelo Salar, paramos no Museu de Sal, que antigamente era um hotel e seguimos viagem. Na hora do almoço paramos num povoado chamado Villa Alota onde comemos a típica comida boliviana: sopa seguida de salada, batata cozida, macarrão e algum tipo de proteína. Comida ótima para emagrecer: sem sal, sem gordura e de higiene duvidosa!

Curiosidade: O Salar de Uyuni pode estar com os dias contatos, uma vez que é considerada a maior reserva de lítio do mundo – logo abaixo dos 12.000 KM² de camada sal. Ele abriga 05 milhões de toneladas de lítio, recurso amplamente utilizado na fabricação de baterias para automóveis híbridos e elétricos. Muitos países estão de olho para começar a explorá-lo.

Salar de Uyuni, deserto do atacama

Fato do Salar é que nenhuma foto do mundo expressará a desorientação dos olhos diante do infinito.

Nenhuma foto do mundo expressará a desorientação dos olhos diante do infinito.

Salar de Uyuni, deserto do atacama

Eterna gratidão por ter tido a oportunidade de viver essa experiência que vai mais além do que viajar!

Obrigada Sté, Carolzinha, Guigui, Charlotte e Oscar por terem sido únicos… sem nossa união até na força psicológica do banho gelado o tour não teria sido tão irado!

Muito amor pelo Deserto!!!