leites vegetais, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Quem já teve algum desconforto gástrico (dor de barriga ou gases) após ingerir o leite de vaca ou derivados? O leite de vaca pode não ser benéfico para algumas pessoas devido ao seu potencial alergênico, o que pode trazer algumas consequências indesejáveis. Além disso, apesar de sua boa quantidade de cálcio, este mineral no leite não tem uma boa biodisponibilidade, ou seja, não tem uma boa absorção e boa utilização no nosso organismo. Ainda é preciso ter cuidado com a procedência desse leite, pois o mesmo pode conter antibióticos e outras substâncias. O ideal é sempre buscar o mais fresco e natural.

Uma boa opção para substituir são os leites vegetais que têm sabor bem semelhante ao do leite de vaca, um alto teor de gorduras boas, vitaminas e minerais, e não possuem lactose (sendo benéfico para intolerantes à lactose), mas não possuem a mesma quantidade de proteínas, é uma quantidade menor e hoje podem ser encontrados em supermercados e lojas naturais.

Há a opção de preparar em casa e que pode utilizar: amêndoas, arroz, inhame (cru ou cozido), polpa do coco seco, gergelim, quinoa, aveia, entre outros. O leite de coco é uma opção com ótimo custo benefício, tem sabor muito diferente ao que é encontrado nos supermercados. Ele pode ser preparado com 1 porção de coco para 2 porções de água quente, liquidificando durante 3 minutos e depois peneirando (com peneira ou coador). Esses leites podem ser utilizados em receitas (no lugar no leite/água), em vitaminas e também para beber com café. Se optar por aumentar o aporte proteico, basta adicionar algum suplemento de proteínas, há opções sem sabor.

É importante lembrar que cada pessoa responde de forma diferente a determinados alimentos, pois cada organismo é único.

Veja como fazer os leites vegetais:

imagem-destaque1070600

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440