CURSO DE APNEIA, apneia para surfistas, apneia surf brasil, curso de apneia

Aprendizes, iniciantes ou profissionais do surf, qual a barreira em comum de todos eles?

Eu diria que é o temido CALDO, seja uma vaca, ou wipeout, o que passa no momento em que se está rolando embaixo dágua sem previsão de encontrar a superfície novamente, é algo que preocupa a maioria, ou ainda, todos os surfistas!

Estar bem preparado e emocionalmente controlado nesse momento é fundamental, pensando nisso, o surfista e ex-recordista brasileiro em freediving Christian Dequeker, junto do biólogo e surfista Rodrigo Villela, criaram o APNÉIA SURF BRASIL, um curso que ensina as técnicas de Apneia Estática e Dinâmica, além de aplicar o treinamento revolucionário, o Método de Simulação da Realidade (MSR).

Romeu Bruno, Sylvio Mancusi, Danilo Costa, Suelen Naraisa, Dê da Barra, Luis Roberto Formiga, Alexandre Haigaz e muitos outros surfistas amadores e profissionais já treinaram com Christian e sentiram no surf os benefícios da Apneia.

Este final de semana, participei do curso e senti na pele as melhorias!

Primeiro que eu jamais imaginei que fosse passar mais de 30 segundos embaixo dágua, e pra minha surpresa, logo no primeiro exercício na piscina fiquei 1:30… o segundo exercício da apnéia estática, mais uma surpresa: 2:20 que foram seguidos de 2:25 e 2:30, algo que eu realmente não imaginei que pudesse acontecer!

O curso testa seus limites desde o início, começando com a teoria da apneia e exercícios em aula explicando passo-a-passo, em seguida, piscina com apneia estática, onde eu consegui os 2:30, depois é passado o método de simulação da realidade com diversos exercícios que simulam momentos no surf, vamos para a piscina olímpica e lá treinamos submersão, nado filipina, caldos, wipeout com diversas repetições e continua no dia seguinte no mar, onde o bicho pega de verdade e seus limites são testados ainda mais.

É importante estar atento a cada sinal do seu corpo, pois a apneia te testa a cada momento, principalmente o emocional! Se você conseguir controlar seus pensamentos, e “meditar” embaixo dágua, terá descoberto um dos segredos.

Engolir a seco, contrações involuntárias e formigamentos, são alguns dos sinais que o corpo envia alertando estar no limite, em uma situação de risco, após identificar esses sinais, o melhor a se fazer é tentar manter os batimentos cardíacos lentos e os pensamentos controlados, assim, quanto menos energia você gastar, mais tempo você ganha para conseguir voltar a superfície a salvo. Um dos objetivos do curso é fazer com que o seu corpo se adapte a presença do gás carbônico no sangue.

Após tudo isso, caímos no mar pra testar os conhecimentos e já notei a diferença, principalmente a consciência que ganhamos com todos os ensinamentos.

A fisioterapeuta e supista Bianca, que estava presente no local, falou sobre sua experiência. Contou como os treinos com Christian e os cursos mudaram a sua vida e o seu condicionamento, hoje ela treina toda semana com ele no único lugar que ele dá aulas durante a semana em São Paulo.

Ela pôde testar todo o conhecimento adquirido no curso que rolou em Noronha na semana anterior. O mar estava com aproximadamente 2 metros, tornando as condições na Cacimba do Padre sinistras.

Para mais informações sobre os cursos, acesse: www.apneiasurfbrasil.com.br

Veja o video e não perca a chance de participar de um curso: