MUSCULAÇÃO X TREINAMENTO FUNCIONAL X HIIT

Agora você decidiu abandonar aquela vida sedentária e começa a procurar o tipo de treinamento que melhor se adequa a você. Então percebe que existem várias opções atualmente: a boa e velha musculação, o consagrado treinamento funcional e as novas tendências de treinos intervalados de alta intensidade (da sigla em inglês HIIT).

A primeira coisa é tentar entender quais as diferenças e particularidades entre elas. Vou tentar passar uma definição rápida, e propositalmente superficial, sobre cada uma.

MUSCULAÇÃO

A musculação (ou treinamento com pesos) é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Ela é baseada em movimentos mecânicos e eixos definidos. A ideia é treinar os músculos de forma concentrada e isolada, através de um número de séries e repetições que geralmente são divididos por grupos musculares. Atualmente é praticado tanto por aletas de alto nível quanto por idosos.

Indiscutivelmente é a melhor forma de conseguir ganhos de força e volume muscular. Se você busca uma melhora rápida e aparente, essa é sua escolha.

O que joga contra a musculação é o risco maior de lesões musculares e articulares, e a falta de dinamismo durante o treino.

TREINAMENTO FUNCIONAL

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O princípio do treinamento funcional é treinar o corpo de forma global, através de exercícios baseados em movimentos naturais do ser humano como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Diferente da musculação, o objetivo não é treinar o músculo e sim o movimento. Vários acessórios são utilizados durante o treino, entre eles cordas, bolas, elásticos, cones e discos. Os treinos podem ser planejados para uma ou um conjunto de capacidades e não por grupos musculares.

Como benefícios se obtêm melhoras em várias capacidades físicas: força, resistência, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e condicionamento.

Ideal para quem quer um treino mais ágil e dinâmico e para aqueles que buscam condicionamento físico e melhora da eficiência das atividades cotidianas.

HIIT

O HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade) consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto período de tempo intercalando com outro de intensidade baixa, numa espécie de descanso ativo, possibilitando ao corpo se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade. A tendência de treinamentos mais curtos e intensos ganha cada vez mais adeptos e atualmente é embasada por várias pesquisas científicas.

O principal atrativo é dessa forma de treinamento é a possibilidade de realizar treinos curtos, que não precisam ser feitos diariamente e que promovam uma queima de gordura mais significativa até mesmo se comparada aos exercícios aeróbicos (como correr, pedalar ou nadar, por exemplo).

Obviamente, quanto maior a intensidade do treino, maior o risco. Se você está voltando a treinar agora ou nunca praticou uma atividade física, é melhor iniciar com uma atividade mais leve, e quando notar uma melhorara do seu condicionamento físico, experimentar esse tipo de treino.

QUAL ESCOLHER ENTÃO?

A melhor forma de escolher é entender qual deles vai deixar seu objetivo mais próximo e qual deles se encaixa dentro daquilo que você quer. Todos eles têm a mesma origem, mas cada um trabalha com estímulos diferentes. O mais importante é não se aventurar e procurar sempre um profissional qualificado para te orientar.

Seja qual for sua escolha, tenho certeza que será um grande passo para uma vida melhor.

demetrio ferrari

 

Prof. Demétrio Ferrari, bacharel em ed. física, pós-graduado em treinamento desportivo, especialista em treinamento funcional e personal trainer desde 2005. Semanalmente esse espaço trará artigos com dicas sobre saúde e treinamento.

 

 

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