Na última coluna que falei sobre o Museu do Amanhã acho que deu para perceber através de todas aquelas informações que realmente estamos em um momento importante que o Mundo parece estar olhando com mai carinho para questão da Sustentabilidade e do Meio Ambiente. Assim como falamos de esquecer o velho conceito de Museu, agora você deve esquecer o velho conceito de usar um produto e depois jogar a embalagem fora! A reutilização (upcycling) é a nova ordem do design. Agora, isso vale até para os lápis!

sprout lapis sustentavel

Três jovens estudantes do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT) descobriram que 15 bilhões de lápis são produzidos todos os anos e que isso custa milhares de árvores e decidiram criar “lápis plantáveis”.

sprout lapis sustentavel

No lugar da borracha no final do lápis, que é feito com madeira sustentável, existe uma cápsula com sementes. Quando terminar o uso a pessoa pode pegar essa cápsula e plantar em algum lugar para que ela germine, no período de uma a três semanas!

Essa pontinha é possível plantar em um vaso e o que iria para o lixo se transforma em diversos tipos de plantas.

Imagem3

Você pode escolher o que quer cultivar entre doze plantas à escolha: ervas aromáticas (entre elas: manjericão, tomilho, sálvia, alecrim, coentros e hortelã), três flores (calêndula, miosótis e malmequer) e dois vegetais (pimenta-verde e tomate-cereja). Os lápis são feitos à mão e as sementes são orgânicas, cada lápis contém um mínimo de quatro sementes, dependendo do tipo da erva.

Incrível né?

sprout lapis sustentavel

Como funciona o lápis Sprout?

1. Use o lápis até o finalzinho

2. Quando pequenininho coloque a ponta na terra, com o bico para fora.

3. Regar regularmente, colocar ao sol direto e esperar 14 a 28 dias.

4. Deixe crescer, depois é só colher e utilizar as ervas para cozinhar coisas deliciosas!

sprout lapis sustentavel

Oficialmente o produto ainda não está à venda no Brasil, apesar de ser um sucesso no exterior.

Mas a Amazon comercializa o produto. Dependendo da quantidade de lápis, que pode variar de três a oito unidades, a caixa com o produto sai por 7 dólares ou até 18 dólares.

Tem muita gente pensando em como fazer para reutilizar tudo aquilo que consumimos e diminuir o impacto humano na natureza, quero muito que isso chegue ao Brasil logo!

sprout lapis sustentavel

                              Michael Stausholm, o CEO da SPROUT – Imagem: money.cnn.com

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, Co Founder do Vestindo a Alma, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!