Existe uma relação direta entre o que chamamos de desenvolvimento sustentável e a prática do consumo sustentável.

De uns meses para cá venho acompanhando de perto o tema Sustentabilidade no Brasil e no Mundo e me assustou saber que mesmo com milhões de pessoas sem acesso ao consumo de produtos e serviços essenciais à uma vida digna, já estamos consumindo 50% a mais do que o planeta é capaz de repor e precisamos reduzir em até 40% as emissões de gases de efeito estufa para que a temperatura do planeta não suba mais do que 2ºC, limite indicado por cientistas para evitar grandes catástrofes climáticas em um curto espaço de tempo, esse dado de fato não está na consciência de muita gente.

sustentabilidade, consumo consciente

MAS COMO?

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Consumo. Passe a adotar critérios mais conscientes, reduzindo o consumo, comprando só o necessário e, quando o fizermos, levarmos em consideração a origem (se o produtor tem uma política de preservação do meio ambiente), a embalagem (se ela é reciclável,reutilizável ou altamente poluente), dê preferência por produtos regionais (quanto mais perto de você o produto vier, menor o impacto ecológico).  Comprar produtos e serviços é um ato político e temos aí mais força do que imaginamos!

Se o elevado padrão de consumo dos cidadãos dos países desenvolvidos fosse estendido à população mundial, seriam necessários hoje vários planetas Terra para atender a demanda por alimentos e produtos. A sedução provocada pela publicidade e a busca por posição social através da ostentação de bens levam a um consumismo que supera em muito a satisfação das reais necessidades do ser humano.

Precisamos alterar esse comportamento em favor de um consumo sustentável, adotando um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que tenham por objetivo diminuir os impactos causados no meio ambiente. E isso inclui também uma nova atitude: a de se preocupar não apenas com o preço e a qualidade dos bens e serviços oferecidos, mas ficar atento ao comportamento das empresas no que se refere à sua responsabilidade ética e socioambiental.

DESAFIO DE 10 DIAS… VOCÊ CONSEGUE?

1. Economize água:

Para termos água potável por mais tempo, não adianta: é preciso poupar. Então, nada de ficar no chuveiro pensando na vida, Que tal também fechar a torneira enquanto se ensaboa ou escova os dentes? Outra ação importante é chamar um profissional para identificar vazamentos em casa!

2. Dispense as embalagens:

Muitas vezes, o item nem é tão legal, mas ele vem em um arranjo tão fofo que aumenta a vontade de comprá-lo, certo? Então, pense em quantas vezes aquela embalagem linda acabou no fundo do seu armário sem qualquer utilidade… Pacotes só aumentam o volume de lixo! Sempre que possível, dê preferência aos produtos de fácil reciclagem.

Lembre-se ainda de utilizar sacolas retornáveis quando for às compras.

3. Separe o lixo:

Resíduos orgânicos podem inutilizar o que é reciclável caso os dois se misturem, sabia?

Evitar que isso ocorra não é difícil!

Reserve um cesto de lixo para o material seco (vidros, plásticos, latas de alumínio, papéis, embalagens  longa vida etc.). Para outro cesto devem ir os chamados resíduos úmidos, como restos de comida e aqueles plásticos fininhos de embalagem.

4. Experimente os orgânicos:

Já falei um pouco disso no Post: https://vestindoaalma.com.br/dica-do-dia-onde-encontrar-alimentos-organicos-em-sp/

Agrotóxicos prejudicam tanto o meio ambiente quanto a sua saúde. Por isso, alimentos orgânicos estão invadindo as prateleiras dos supermercados. É verdade que o preço deles costuma ser mais alto, pois são produzidos de uma maneira  individualizada e menos escalonada. No entanto, e esse cenário tende a ser alterado caso a procura aumente!

5. Dependa menos do carro:

Sabemos que, muitas vezes, o seu automóvel é um facilitador. Mas antes de pegar a chave, faça a seguinte pergunta: existe outra alternativa para me levar ao meu destino? Pedalar, pedir carona por aplicativos ou a um amigo e até “mexer o esqueleto” em uma caminhada são maneiras eficazes de reduzir a emissão de CO2.

bike road, comportamento sustentável

6. Valorize os produtos da sua região ou faça você mesmo!

Ao comprar uma bolsa importada, leve em consideração que ela acarretou um grande gasto de combustível para chegar até o Brasil. Além disso, dar preferência ao mercado das cidades próximas colabora para o aquecimento da economia ao seu redor.

Não esqueça: Desenvolvimento de locais carentes, inclusão social e amor e respeito ao próximo também estão associados à sustentabilidade!

Olha que demais essa ideia de cama sustentável:

pallets, cama sustentável, reutilizar

7. Ilumine-se conscientemente:

Quando as lâmpadas de casa queimarem, já sabe: troque-as pelas ecológicas. As lâmpadas fluorescentes consomem 75% menos energia e duram de 6 a 10 vezes mais do que as incandescentes. Já as de LED podem economizar até 95% de energia e ter durabilidade 70 vezes maior… já sabe né?

8. Prefira eletrodomésticos econômicos:

Estou nessa busca neste momento eletrodomésticos econômicos, se alguém tiver dicas… compartilhe!!!

Na hora de trocar a TV, o ar-condicionado ou a geladeira, opte pelos produtos que consomem menos energia. Para isso, basta procurar o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel).

9. Fique de olho na conta de luz!

Poupe energia. A partir de agora, que tal desligar o computador, as luzes, os eletrônicos que não estão em uso e tirar da tomada? Não esqueça o carregador do celular na tomada também consome!

10. Inspire outras pessoas:

Suas atitudes são contagiantes, e é pelo seu exemplo que aqueles que convivem com você terão vontade de cuidar do meio ambiente também. Um pouquinho que cada um faz tem grande resultado para o planeta!