permacultura, ecovilaAinda existe uma certa confusão sobre o que realmente é Permacultura e é sempre difícil conseguir explicá-la em uma conversa rápida ou bate papo, achei legal abordar o assunto aqui pois aprendi um pouco mais recentemente no Estado do Ceará onde lá há muitos ativistas e institutos por exemplo em Juazeiro do Norte, que estão criando nas comunidades uma cultura permanente e harmoniosa com a natureza além de espaços necessários para os municípios funcionarem, lindo de se ver!

Muitas pessoas também pensam que Permacultura é apenas fazer uma compostagem, ou uma horta comunitária, ou um banheiro seco, ter um bosque comestível, trabalhar em cooperativas, etc… Não!

Isto também não é permacultura, mas… se o bosque comestível for alimentado pelo banheiro seco, a compostagem alimentar a horta, se os frutos excedentes do bosque comestível e da horta forem vendidos/trocados em cooperativas e, assim, começarem a se conectar, desenhando uma preciosa e completa rede de conexões férteis entre os elementos e uma economia local sustentável, levando em conta o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e a distribuição justa… sim isto é Permacultura!
permacultura, ecovila

Nada mais é um que: um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e para onde a humanidade deveria estar caminhando, mas muita gente ainda não acredita na necessidade do Planeta e que precisamos começar a cuidar com carinho dele.

A Permacultura não é uma técnica de agricultura e também não é uma teoria mística. E você também não precisa comprar uma “terra” para “fazer Permacultura”, isto é um mito. A prática da Permacultura está aberta a todo o mundo independentemente de sua situação, do local onde você vive ou do saldo em sua conta corrente. Ela é uma ferramenta transformadora na sociedade atual!

permacultura, ecovila

PERMACULTURA é talvez, a mais consistente ferramenta produzida pela humanidade até aqui para se alcançar um desenvolvimento sustentável pois ela permite projetar ecossistemas humanos a um só tempo equilibrados e produtivos, conferindo permanência à nossa cultura.

É como se fosse um método de desenho, que põe atenção na maneira em que está colocado cada elemento em relação aos demais com o objetivo de maximinizar sua eficiência, criar sistemas que se sustentam a si mesmos e que tenham poucas necessidades, muitos produtos e que não sejam exploradores.

permacultura, ecovila

Todas essas iniciativas que exemplifiquei acima, como: hortas comunitárias, cooperativas e sistemas de trocas, compostagem, são iniciativas positivas que começam a construir um estilo de vida menos propenso ao estresse, a alienação e com menor dependência de uma agricultura daninha ou de uma indústria baseada nos carros e no culto ao dinheiro. Mas são iniciativas que somente serão consideradas Permacultura quando conseguirmos olhá-las como ELEMENTOS, realizar conexões e depois nos darmos conta de como sua efetividade pode ser muito mais ampla.

Sem muito esforço e com um planejamento atento e uma boa dose de objetivo comum conseguimos substituir uma situação comum de desesperança e abatimento causada pela cultura de destruição das zonas urbanas. Com uma ideia simples, temos altos rendimentos, independência, harmonia, ecologia e relações humanas saudáveis. Essa é a essência da Permacultura e que é literalmente, uma CULTURA PERMANENTE.

Qual objetivo dela afinal?

Encontrar o equilíbrio, onde nosso impacto na natureza seja mínimo e a convivência ampla… O que diferencia a permacultura é o paradigma ético de preocupação e cuidado com as pessoas, com a natureza e de compartilhar os excedentes, tomando decisões coletivas, sempre!

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!