Na hora de pesquisar qualquer coisa, qual o primeiro site que você pensa?

Acredito que muita gente vai responder, GOOGLE claro!

Para mim até então era assim, mas quando descobri que há um novo site de busca que faz perfeitamente a mesma coisa no entanto, impacta positivamente o nosso Planeta é que percebi que era hora de mudar esse hábito de só procurar através do Google.

A Ecosia é um buscador ecológico que utiliza cerca de 80% do seu rendimento mensal em publicidade para plantar árvores no continente africano e no Brasil. A ferramenta, que já conta com 2 milhões de usuários ativos. Trata-se de uma empresa, praticamente sem fins lucrativos, que oferece ao usuário um search “mais amigo do ambiente”. O projeto é resultado de uma parceria entre a Yahoo! o Bing e a WWF (World Wide Fund).

novo buscador sustentável

Salve agora o link nos seus favoritos e ainda saiba sobre a política de privacidade deles que ganha pontos se comparada ao Google, eles armazenam seus dados somente por 48 horas a fim de verificar pesquisas fraudulentas e depois tais informações são descartadas.

Confira:

https://www.ecosia.org/

O grande desafio está na competição com companhias gigantes como o Google…

A questão principal é que o Google sempre teve acesso a dados que o ajudam saber quem esta por trás do teclado, assim como seus gostos e preferências na rede. A empresa cria perfis completos sobre seus usuários. Tudo isso, claro, porque, para o Google, essa informação significa dinheiro. Monitorando as buscas, é possível traçar perfis mais embasados e vender essas informações a empresas de marketing… todos sabemos disso, mas então porque não mudar né?

Já para o Ecosia a meta principal é plantar 1 bilhão de árvores até 2020 (a marca da Ecosia hoje está em 5 milhões) e preencher a “grande muralha verde” que é um projeto que consiste em construir uma grande parede de árvores com uma extensão de cerca de 6.500 km cruzando a norte africano. Essa grande muralha de árvores não apenas reduziria a erosão e aumentaria a velocidade dos ventos, como seria uma grande fonte de frutas e vegetais para as populações que viveriam ao redor dela.

Tudo para evitar o rápido processo de desertificação do Saara, afinal de contas árvore também é vida e inicia um ciclo para a natureza ao redor. Mas o que a seca tem a ver com árvores? Muita coisa pois durante a seca, plantar alimentos se torna muito mais difícil. O resultado é a fome, a falta de trabalho, perda de vidas e no final de tudo isso… terríveis tempestades de poeira que ajudam a criar enormes desertos de areia. Sem água, o solo se torna poeira e causa estragos as pessoas e outras formas de vida durante a seca. As árvores são a melhor forma de resolver estes problemas!

Para você ter uma ideia, se apenas 1% dos internautas de todo o mundo trocar o Google pelo Ecosia, todos os anos seria possível plantar e proteger uma área equivalente ao território da Suíça.

Cada nova pesquisa e cada um de nós pode fazer a diferença, mude o hábito e pense em mudar também de buscador!   😉

Confira o vídeo desse trabalho incrível do novo motor de buscas da internet!

PS.: Clarooooo que os servidores do Ecosia são alimentados com energia verde!