Ainda na linha sobre inclusão da última coluna, vale agora uma reflexão sobre o tema acessibilidade.

Na semana passada estive no Memorial da Inclusão, um programa da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência que conta sobre o movimento social da pessoa com deficiência.

IMG_2740

Lá é um daqueles lugares que vale a pena conhecer na cidade de São Paulo, bem pertinho do metrô Barra Funda super fácil de chegar e, claro, respira acessibilidade e inclusão.

O objetivo principal do espaço é nos conscientizar sobre os direitos desta parcela da população e o seu empoderamento. O Memorial desenvolve estudos, debates, pesquisas, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a valorização do protagonismo das pessoas com deficiência e o respeito aos seus direitos… é um trabalho lindo!

Ele é dividido em cinco ambientes, na sala principal é abordado a questão histórica da luta da pessoa com deficiência, fotos e histórias daqueles que batalharam pelo movimento da inclusão e por direitos. Se pararmos para pensar, tudo aquilo que ali está documentado  atualmente foi conquistado por movimento popular. É importante que todos os jovens se interessem pelo movimento, pois a luta é constante, por este motivo que o local tem um papel de manter viva na memória das pessoas com deficiência o quanto já foi conquistado e os caminhos para o futuro.

Quanto aos recursos, existem trilhas sensoriais, pisos táteis, áudio-descrição de fotos, documentos, cópia em Braille e degrau para pessoas de baixa estatura ou criança.  Existem ainda espaços específicos sobre sentido da comunicação de pessoas com deficiência visual e auditiva, sobre a sociedade, perspectiva histórica, mídia inclusiva, entre outros. Para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, o acesso ao Memorial da Inclusão conta com rampas e o espaço de circulação externo e interno é plano. Há elevadores e sanitários adaptados. Para público com deficiência intelectual, a mediação é realizada com base na leitura facilitada, que adapta o discurso expositivo para uma linguagem mais lúdica e sensível.

IMPERDÍVEL: Lá no memorial há a Sala Preparatória dos Sentidos, sério você não pode perder!

Para seus filhos: Com o objetivo de estimular a sensibilidade das crianças à diversidade humana e possibilitar o contato com o universo da deficiência, o Memorial da Inclusão oferece uma visita especial ao público infantil.

Para entreter as crianças, há contação de histórias sobre inclusão social com a animação de bonecos baseados nos personagens dos livros infantis “Júlia e seus amigos”, de Lia Crespo, e “Rodrigo enxerga tudo”, de Markiano Filho. Além da atração, as crianças são convidadas a interagirem com cadeiras de rodas, bengalas e outros objetos de uso cotidiano das pessoas com deficiência, trazendo a tona discussões e dúvidas.

IMG_0203

Em Dezembro rola a Virada Inclusiva, um evento com uma série de atrações de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas, na capital paulista e em diversas cidades do Estado de São Paulo!

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!