Utilize seu poder de imaginar o futuro e pense como seria chegar em casa do trabalho, da faculdade ou de uma trip, preparar sua refeição e não ter que se preocupar com a louça suja (esqueça se pensou em máquina de lavar-louças, afinal ela desperdiça muita água né?). Esse sonho esta bem próximo de se tornar realidade!

Designers de um estúdio sueco super famoso chamado Tomorrow Machine com sedes em Estocolmo e Paris foram desafiados por um cliente a criar produtos baseados em uma visão de futuro onde materiais renováveis de origem florestal seriam o campo de tal invenção. Uma das designers que idealizou o projeto, Hanna Billqvist diz que seu objetivo profissional é construir um mundo melhor e, para isso, utiliza a ciência, transformando pesquisas em embalagens inovadoras e sustentáveis, sem esquecer da praticidade e da funcionalidade.

Embalagens biodegradáveis de açúcar, cera de abelha e ágar-ágar, pacotes que se abrem no forno quando o alimento está pronto, vasos de plantas que não necessitam de água e pratos de comida autolimpante unem: ciência, sustentabilidade e design em incríveis embalagens produzidas.

sustentabilidade, meio ambienteUm dos primeiros exemplos desenvolvidos é um jogo de prato e xícara autolimpantes e feitos totalmente em celulose. Segundo o estúdio de Design, os produtos possuem um acabamento super-hidrofóbico que rejeita a sujeira, tendo seu conceito baseado na folha do lótus. Isso significa que ele nunca precisará ser lavado. É um produto que não apenas economiza recursos em sua fabricação, como também não precisa de água e produtos químicos para se manter limpo, de fato o poder da pesquisa e da ciência se usados para o bem do Planeta é sinistra de tão poderosa!

sustentabilidade, meio ambiente

O material apresentado nas imagens não é loiça nem plástico, é feito à base de fibras de madeira (base de celulose, extraída das árvores). O material da louça é revestido por um tipo de cera dissolvido em alta pressão e esse processo faz que o alimento não tenha aderência. E aí é só passar uma água pra tirar o excesso de comida e pronto!

O produto poupa recursos durante o processo de fabricação e durante o seu ciclo de vida, porém ainda não está pronto para a realidade industrial, dispondo apenas de um protótipo… mas com certeza tem muita gente interessada em fazer esse projeto virar realidade! Resta saber se a comida vai ficar sambando no prato na hora da garfada!

sustentabilidade, meio ambiente

Qual o conceito da Folha de Lótus?

 É uma tecnologia que faz com que o produto ficasse muito parecido com a textura da folha e essa folha possui, naturalmente, uma certa textura em nível nanocelular, que rejeita água e sujeira, limpando a si mesma e, o principal benefício de superfícies autolimpantes é que não há desperdício de água nem a necessidade de utilizar produtos químicos para limpar a superfície.

Porque os cientistas, designers entre outros públicos estão pesquisando isso?

Que todos sabem que temos que encontrar novas maneiras de usar materiais, de modo que eles tenham um impacto tão pequeno quanto possível no clima e no planeta é um fato. Além do que as empresas sabem que um dos objetivos da Sustentabilidade (porque ela pode significar muitas coisas), às vezes envolve reduzir a quantidade de material utilizado em embalagens ou o modo como fazemos o armazenamento, de modo que a comida dure uma quantidade maior de tempo e, portanto, reduzindo o desperdício tanto em nossa vida pessoal como grandes indústrias entre outras milhares de vertentes…!

Tenho esperanças de que seremos mais cuidadosos com nossos recursos finitos no futuro e ter mais consciência no consumo e criação de produtos em escala mundial.

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, Co Founder do Vestindo a Alma, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!