foto com domeFoto: Bruno Bezerra

Praia da Baleia, 20 de setembro de 2015, tive um pequeno acidente surfando e decidi expor aqui algumas coisas que isso me fez pensar!

Já estava há mais de 1 hora e meia na água, encontrei alguns conhecidos, peguei algumas ondas, até que quando estava voltando para o outside depois de pegar a última, vejo um cara bem na minha frente, meio sem saber o que estava fazendo, já na onda praticamente quebrando (atrasado para o drop) e dou um grito pra ele me ver… no mesmo instante ele me vê e larga a prancha, que de bico vem na minha direção, eu mergulho quando sinto uma pancada no queixo, levanto e sinto uma dor enorme, algo no meu dente e um pouco de sangue.

Os meninos em volta me ajudaram, em especial o César, e o bonito que me acertou fez o que? NADA! Alegou que também se machucou, pois a prancha quando bateu em mim voltou e bateu nele!

acidente no surf

Isso me trouxe muitas reflexões depois de eu ter ficado extremamente indignada!

Primeiro: Não tenho nada contra quem está aprendendo a surfar, primeiro porque eu também estou aprendendo e porque acho que um dia, o Kelly Slater também começou de alguma forma (apesar de nunca imaginar ele sendo um prego rs) mas a HUMILDADE vem acima de qualquer coisa, o cara acerta uma mulher (e deveria agir igual se fosse um homem) e não pede nem sequer desculpas!

Ok, entendo, ele pode ter ficado assustado, sem reação e milhares de possibilidades, pois o Surf é realmente um esporte radical e tenso em algumas situações, mas por favor, que tal sermos mais educados, humildes e solidários?

Segundo: Eu sou iniciante no Surf e tomo todo o cuidado do mundo para não machucar os outros, se vejo que vai dar problema, eu faço qualquer coisa, me machuco, saio do mar, mas evito machucar quem está perto!

Terceiro: Educação é algo que deveria nascer no ser humano, já parou pra pensar que educação é o princípio de qualquer coisa?

Uma pessoa bem educada dá bom dia, boa tarde, boa noite, pede desculpas, agradece, é gentil, não tem coragem de roubar, porque sabe que isso é invasão do espaço alheio, não tem coragem de ofender, nem maltratar, e por ai vai…

O que aconteceu comigo foi nada perto de todas as barbaridades que vemos por ai, e podia ter sido muito pior se tivesse atingido outra parte do meu rosto, porque a pancada foi forte, mas o que me pergunto é até quando vamos ser passíveis a essas atitudes? Por que não damos o exemplo? Por que não agimos todos corretamente? Por que não damos passagem? Por que não esperamos os velhinhos atravessarem a rua ou por que não os ajudamos? Por que não damos os devidos exemplos para as nossas crianças e próximas gerações.

As pessoas que estão no mar, são reflexo das pessoas que estão na rua, não é porque está surfando que está isento de qualquer coisa, que é um ser humano iluminado, ou sei lá o que… se você atropela alguém no mar porque ainda não tem controle da sua prancha, pode atropelar alguém na rua porque ainda não tem habilitação.

Então se você quer mesmo surfar, respeite o tempo das coisas, faça aulas, aprenda, entenda, busque uma prancha boa pra você, não saia fazendo tudo que acha que deve fazer porque vai fazer errado, e principalmente, seja HUMILDE!

Boas ondas para todos nós, com menos crowd mal educado, com mais crowd vibe e mais pessoas que respeitam o surfista amigo, pois todos estamos em um momento único e temos um mesmo objetivo!

vestindo a alma

surf