Quem quer ter atitudes sustentáveis não precisa ir morar no campo, deixar de usar aparelhos eletrônicos e plantar sua própria comida. Os hábitos podem ser praticados aos poucos, mas é preciso saber como começar… e nada melhor que um novo ano para mudar hábitos não é verdade?

sustentabilidade

  1. Use bem a internet Já pensou em fazer encontros virtuais ao invés de reuniões de trabalho presenciais? O tempo gasto no trânsito pode ser otimizado para outras atividades e você deixa de emitir gás carbônico no trajeto.
  2. Pedale! Que tal usar bicicletas para deslocamentos de curta e média distância? Para ir da sua casa à estação de trem ou metrô ou até o trabalho, por exemplo, utilize uma bike. Quem não quiser comprar uma, pode usar os sistemas de compartilhamento de bicicleta.

13918825_1238885806143840_97685927_o

  1. Limpe a casa de um jeito natural tipo com limão, vinagre e bicarbonato dá pra limpar praticamente a casa toda. Sabia? Você gasta menos e também diminui a quantidade de material de descarte quando opta por produtos caseiros.
  2. Reaproveite as cascas dos alimentos para fazer novas receitas; por exemplo: é possível fazer suco de abacaxi com a casca da fruta. Fica muito saboroso!

E o mais importante, fique ligado nos seus resíduos!

Muitas pessoas desconhecem qual é o seu fluxo de resíduo pessoal, ou seja, a quantidade de lixo que manda para o aterro. Ou seja, cada item que você descartar de maneira inadequada vai diretamente para um aterro sanitário e pode causar danos à natureza.

Faça o possível para evitar itens descartáveis…

Prefira tudo que pode ser reutilizado, por exemplo, escolha copos e pratos de vidro ao invés dos de plástico. Mesmo que haja muita louça no final da festa, do encontro, ainda é mais sustentável do que muito lixo.

Não esqueça da sacola retornável!

A resposta correta seria evitarmos, quando possível, o menor consumo de ambos tanto papel como plásticos trazem impactos ao meio ambiente em sua produção. Portanto, o melhor a fazer é sempre ter uma sacola retornável feita de materiais reciclados por perto.