FRIO, FESTA JUNINA, TUDO PRA ENFIAR O PÉ NA JACA…

Quando chega junho, a gente faz uma preparação psicológica para enfrentar as comidas deliciosas típicas desta época. Canjica, pinhão, curau, arroz-doce.

Você pode substituir alguns ingredientes para reduzir as calorias, torna-lo menos inflamatório e com ingredientes funcionais. Arroz doce tem cheiro de casa de avó! Mas algumas versões contêm até leite condensado. Realmente não é aconselhável ingerir com muita frequência.

Nesta versão funcional, conseguimos um prato com gosto e aroma de arroz-doce, mas com menor índice glicêmico (substituição do arroz pela quinoa) e menos inflamatório (substituição do leite de vaca e do leite condensado, pelo leite de coco). Dá para matar a vontade sem culpa! É um prato que pode ser servido de sobremesa, mas melhor ainda é servi-lo como lanche da tarde, antes ou depois de treinos, ou ceia.

BENEFÍCIOS DA QUINOA

A quinoa tem ganhado espaço no prato dos brasileiros devido seu grande valor nutricional. Além de ser rica em fibras, é um dos únicos alimentos de origem vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo precisa e não é capaz de produzir. Geralmente, esses aminoácidos só poderiam ser adquiridos em alimentos de origem animal, mas a quinoa também possui proteínas de alto valor biológico, sendo benéfica para a dieta de todos, incluindo pessoas vegetarianas ou veganas.

Ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. A quinoa também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé, arroz doce de quinoa, receitas para festa junina, benefícios da quinoa, receita com quinoa

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a quinoa com o dobro de água por 10 minutos.

Em uma panela, coloque a quinoa cozida, a canela em pau, o açúcar, o leite e misture bem.

Mexa por alguns minutos (aproximadamente 15 minutos), em fogo baixo, até que o leite engrosse e incorpore à quinoa.

Acrescente a biomassa de banana verde e o coco ralado, cozinhe por mais 20 minutos, sempre em fogo baixo.

Retire do fogo e finalize com a baunilha, as raspas de laranja e a canela em pó.

Confira todos os POSTS AQUI!

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440