Rota das Areias – Maranhão

Ficamos hospedadas na Cidade de Barreirinhas, que fica em torno de 370 km de São Luís, uma cidade simples e com uma estrutura um pouco limitada, para quem não conhece, parece ser pouco turística se comparada com demais cidades do Nordeste Brasileiro!

Na mesma tarde que chegamos, fomos para a famosa Rota das Areias, o trajeto que nos leva até as dunas leva cerca de uma hora, tudo isso com a emoção de um passeio em veículo 4×4 especialmente adaptado para vencer o terreno arenoso e alagados da restinga dos Lençóis Maranhenses … Ao longo do caminho, podemos ver a população local que acompanha a chegada de cada carro.

Pegamos uma balsa e mais uns chacoalhões pela estrada de grande vegetação até chegarmos no ponto alto do passeio … Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol!

lençóis maranhenses

Foram experiências únicas que levaremos para o resto da vida!

O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas o Parque está aberta a visitação o ano inteiro. Lá venta MUITO, e é exatamente por causa dos ventos alísios, que se encarregam de levar finos grãos de quartzo que se formam as dunas móveis de até 40 metros de altura, e o resultado é esse: o único deserto Brasileiro e o único no Mundo com milhares de lagoas…!

lençóis maranhenses

Sentir o vento bater em cada centímetro de nós, nos faz refletir, como diria Fernando Pessoa: “Só de sentir o vento passar, já valeu a pena viver…!”

lençóis maranhenses

 Já entendeu como passamos desapercebidos por esse fenômeno da Natureza que é o Vento ?

lençóis maranhenses

Compartilhe conosco suas sensações!

Deixe seu comentário =)

Comentários