Sabe quando ouvimos de pessoas que moram em cidades que recebem muitos turistas e elas comentam sobre aquele turismo que não agrega? Que ao invés de gerar valor traz somente dor de cabeça quanto a exploração e pouco cuidado com o meio ambiente?

Fato é: sabemos muito pouco sobre os impactos e efeitos que cada viajante causa no destino visitado!

turismo do bem

O objetivo principal de se ter um ano internacional do turismo sustentável é conscientizar as pessoas sobre a importância do turismo para a distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens e vai além, nos traz boas reflexões sobre o assunto!

O turismo é uma atividade que depende diretamente do meio ambiente para ter valor. Porém, quando falamos de sustentabilidade no turismo, não podemos esquecer do aspecto sócio-cultural e econômico certo?

O potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais setores de geração de emprego do mundo, ele oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social. O consumo responsável dos serviços turísticos também minimiza impactos negativos ambientais e socioculturais e, ao mesmo tempo, promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos.

O turismo, se bem concebido e gerido, proporciona emprego e renda em harmonia com a natureza, a cultura e a economia dos destinos, certo? Além disso, surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras.

Cabe a cada turista refletir sobre suas escolhas e atuar com responsabilidade, conscientizando-se dos impactos econômicos, sócio-culturais e ambientais de suas viagens.

O turista pode ser agente transformador positivo, escolhendo hotéis que fazem coleta seletiva do lixo, contratando serviços de acordo as boas práticas para conservação do meio ambiente e respeito às comunidades locais.

🙂

 

turismo

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!