E já começamos esse POST com uma dica bem legal pra evoluir no SURF: faça treinamento funcional voltado pra isso!

De manhã fomos fazer uma aula de funcional na Barra, com a Equipe Bom Treino do Marcelo, que posteriormente vamos falar mais sobre, incluindo todos os benefícios e etc.

Encontramos as meninas e de cara fomos pra Prainha,  tentamos entrar, mas estava meio casca pra gente, então optamos por ir pra Praia da Macumba, no Recreio, uma praia que tem ondas mais gordas e um pouco mais fáceis pra quem ainda não é profissa no esporte!

Em SP, esse tipo de onda é a que rola na Praia da Baleia, no Litoral Norte, e até mesmo em Santos, no Litoral Sul.
como iniciar no surf, começar a surfar, como começar a surfar sozinho, aprendendo a surfarHoje, 19 de agosto, da Praia da Macumba

Pra começar com o pé direito

Se você está começando, procure sempre as ondas mais gordas, com formação mais regular, estas mesmo maiores, não vão te fazer passar um sufoco tão grande, o que em geral, é o que traumatiza os iniciantes que se jogam sem nenhuma orientação sobre o mar!

E já alertamos, o Surf é um esporte que precisa ser praticado com cautela e estudo, é preciso tentar entender ao máximo o mar, o vento, a ondulação. Ele é complexo de ser ensinado por sua prática ser individual, o que vai te fazer evoluir e aprender, de fato, é a força de vontade, a disciplina e principalmente, a constância, tem que ir todo dia se possível!
Dizemos isso, que por morar na Capital de São Paulo e ir a praia, muitas vezes, apenas aos finais de semana, essa tarefa é um pouco mais difícil, porém nada é impossível! Agora ficando bastante no Rio, vamos praticar mais, e esperamos que consequentemente consigamos evoluir! rs

Comprando a Primeira Prancha

Existem duas possibilidades:

Se você só quer comprar uma prancha porque quer experimentar e ver se gosta do esporte: compre uma usada que sai mais barato e você pode detonar ela sem dó! rs

A outra é procurar um bom Shaper e mandar fazer uma específica para o seu tamanho e peso, pedir uma borda mais larga, com maior flutuação que é mais fácil de subir e se equilibrar, foi isso o que nós fizemos, mas muita gente compra uma usada só pra se adaptar e depois manda fazer a sua própria já entendendo melhor do assunto!

Os preços das pranchas variam muito, pois tem de vários tamanhos, modelos e estilos.

Acessórios que você vai precisar

Leash (cordinha de amarrar no tornozelo);

Deck (pra apoiar o pé de trás na prancha quando você subir;

Jogo de Quilhas (é extremamente importante, depois vamos fazer um POST só sobre isso);

Capa (pra você guardar sua prancha e protege-la);

Parafina e Raspador ( A parafina serve pra você passar na prancha pra não escorregar, e o raspador auxilia nisso, tanto quanto na retirada da parafina velha).

John, long john (a famosa roupa de borracha), para os mares mais gelados.

Para inicio, estes acessórios são essenciais, depois você pode ir adquirindo outras coisas, agora é só cair no mar!

Essas são algumas dicas básicas que passamos através do que já vivenciamos, mas sem dúvida é um dos esportes mais mágicos que conhecemos! Totalmente inexplicável!

Ao decorrer dos posts vamos abordar mais sobre esse assunto e aprofundar mais em alguns temas.

Acompanhe! #vestindoaalma