Economia compartilhada, economia verde, consciência ambiental entre outros conceitos de Sustentabilidade vem ganhando força e um espaço importante na sociedade e, por isso, algumas empresa da indústria da moda estão tentando salvar as roupas descartadas, reformando e as revendendo com desconto… afinal de contas, as organizações são responsáveis por aquilo que a empresa gera de lixo para o mundo, certo?

Uma empresa americana, a Renewal Workshop está tentando combater o desperdício na indústria têxtil acabando com a compra de produtos novos, ou tentando se certificar que roupas novas estão sendo fabricadas de materiais reciclados ou usados, ou seja, o objeto principal é diminuir o lixo têxtil ideia e criar cada peça a partir de outras que já existem.

A empresa aceita camisetas, jaquetas e outros itens que foram danificados durante a fabricação, os conserta e os revende com descontos de até 50%. O objetivo da empresa é evitar que as peças com defeito, que não podem ser vendidas pelas lojas tradicionais, sejam jogadas no lixo.

As peças que não podem ser consertadas são direcionadas à reciclagem.

A reciclagem de uma peça têxtil consiste em:

A loja ainda estimula os seus clientes a devolverem seus itens em seu espaço físico para que passem novamente pelo processo de renovação ou reciclagem, mas, como a empresa não pretende pagar pela postagem, terão de contar com a consciência sustentável de cada um.

Algumas gigantes da moda como a H&M e a The North Face, por exemplo, implantaram um programa em suas lojas em que os clientes voltam aos locais para descartarem as roupas que compraram lá para que sejam recicladas ou redirecionadas a outros propósitos.

Esse olhar para o meio ambiente com o objetivo de reaquecer a economia é que deve ser o foco dos brasileiros e que sirva de inspiração!

sustentabilidade

 

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, Co Founder do Vestindo a Alma, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!