Os TEMPEROS NATURAIS podem ajudar muito na dieta por acrescentarem mais sabor às refeições e além disso, muitos são ótimas fontes de fitoquímicos, antioxidantes e substâncias que auxiliam no bom funcionamento do corpo.

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé
Alguns exemplos são: orégano, manjericão, salsa, cebolinha, coentro, cravo, canela, cardamomo, alho, alecrim, anis, todos os tipos de pimentas, açafrão, cúrcuma, gengibre. Frescos, desidratados ou em pó, todos podem e devem ser usados diariamente!

Limão e vinagre para temperar salada, por exemplo, acrescentam sabor sem acrescentar calorias e reduzem a necessidade de sal, além de ajudarem na digestão. Gengibre, cardamomo e pimenta agem acelerando o metabolismo. Cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural, orégano é antifúngico e canela, além de ser super aromática, ajuda na compulsão alimentar e no controle da glicemia.Todos tem muitos benefícios, além do sabor!

Já os TEMPEROS PRONTOS, existem algumas marcas com mix de especiarias em sua maioria  são péssimas opções e tem glutamato monossódico na composição (componente neuro tóxico que pode causar dor de cabeça e perda de memória, entre outros). Sempre leia os rótulos e, na dúvida, não consuma! Prefira os naturais, se você tiver um espacinho no jardim, até você mesmo pode cultivar alguma dessas opções de temperos.

 

TEMPERO PARA LEGUMES

Os legumes são fontes de fibras e de nutrientes. Nem todos gostam desse grupo alimentar, mas ele deve fazer parte de uma alimentação variada. Para deixar as preparações com legumes mais gostosas, abuse dos temperos naturais para dar um sabor especial. Veja os principais:

 

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.