TRAVESSIA SAN PEDRO DE ATACAMA PARA SALAR DE UYUNI

Início: San Pedro de Atacama (Chile)
Destino: Salar de Uyuni (Bolívia)

Existem diversas travessias no Mundo, mas com certeza uma das mais belas que já vimos é a travessia Atacama até a Bolívia!

Se estiver no Chile, dá pra sair pelo Deserto do Atacama. Se você estiver fazendo um mochilão pela América do Sul, nossa dica é realmente fazer o caminho pelo Atacama como fizemos, porque as paisagens por onde você passa pra chegar até lá são sensacionais!

Nesta opção, você pode escolher entre sair do Atacama e chegar na cidade de Uyuni ou voltar para o Atacama, aí depende do seu objetivo para o resto da viagem!

bolivia, salar de uyun, chile, travessia
Logo que iniciamos a viagem já é a maior emoção ver todas aquelas 4×4, que são várias, cruzando aquele terreno avermelhado.

Eu preciso ser sincera com vocês, eu NÃO gosto de ficar horas na estrada. Simplesmente gostaria de ser teletransportada, mas são 3 dias de aventura e maravilhosos em que cada parada é um visual e disperta sentidos diferentes: faz calor, venta, faz frio e mesmo assim é um passeio fantástico. No próximo post, vou falar disso… mas você tem que se preparar para um lugar com pouca estrutura!

luguna colorad, bolivia, salar de uyun, chile, travessia

Lagoas cheias de flamingos, pedras esculpidas pelo vento, cactus gigantes e antigos trens abandonados fazem parte do cenário desta incrível parte do planeta. É uma viagem 100% de aventura, mesmo que se contrate o mais caro dos pacotes!

bolivia, salar de uyun, chile, travessia
Roteiro básico:

1º Dia: Famoso dia do sem banho! Dormimos em alojamento coletivo, sem chance de banho quente ou calefação. Leve o seu saco de dormir, porque dependendo da época do ano chega a 15 graus!

Lugares que passamos: Laguna Blanca, Laguna Verde, Deserto de Dali, Laguna Polques, Geiseres Sol de Mañana e Laguna Colorada.

2º Dia: Dormir no Hotel de Sal!

Lugares que passamos: Árbol de Piedra, Lagunas Honda, Chiarcota e Cañapa, Laguna Hedionda, povoado de Alota (almoço), Valle de Las Rocas, Cementério de Trenes e chegada à cidade de Uyuni.

3º Dia: Acordar na madruga e ver nascer do sol no Deserto de Sal!

Lugares que passamos: povoado Colchani (artesanato), Museu de Sal, Salar de Uyuni e Isla Incahuasi.

Dicas:

Há algumas regras básicas no Deserto e altas altitudes que aprendi lá:

– Beba água antes de sentir sede

– Durma antes de sentir sono.

– Coma antes de sentir fome

1) Não importa o que aconteça, leve corta vento e uma jaqueta boa de plumas e também PAPEL HIGIÊNICO!!!

2) Faça e leve seu Kit-sobrevivência: carregue o tempo todo com você protetor labial, protetor solar e colírio que imita a lágrima além do soro fisiológico para hidratar o nariz!

Passe todos esses itens várias vezes ao dia, mesmo quando não sentir necessidade. Não se esqueça do creme hidratante para depois do banho. Acredite, se você NÃO seguir essas recomendações provavelmente terá alguns incovenientes… A pele fica tão ressecada que chega a rachar. Os lábios serão os primeiros a sentir caso não sejam hidratados constantemente!!!

3) Leve um galão de água de 5l por pessoa.

4) Abuse do filtro solar.

5) Mastigue folhas de coca ou tome o chá. Na travessia você vai chegar aos 4.500m de altitude nas Lagunas Coloradas e você pode sentir náuseas, fatiga extrema e até dor de cabeça. A folha de coca ajuda a amenizar os sintomas da altitude!

Eu levei uma garrafa térmica e em todas oportunidades enchia com água quente e fazia chá!

6) Leve dinheiro em espécie para San Pedro: o bastante para você pagar tudo como albergue, alimentação e todos os tours.

7) Leve música e pen drive para ouvir dentro do carro na viagem!!!                                                                                                                           8) Prepare-se para não tomar banho no primeiro dia e talvez no último dia! Aconteceu comigo, fui uma das últimas a tomar banho devido a fila e os Bolivianos simplesmente cortaram a água quente! Estava super fria, mesmo assim tomei banho, só que de gato!!! hahahaha

9) Carregue todos seus eletrônicos e faça-os durar por dois dias inteiros. Na primeira noite a energia elétrica dura até 21:30 somente!

10) Leve alguns snacks (biscoitos, frutas secas, castanhas etc). Principalmente para o último dia!

11) Tome cuidado com o que você come. Intoxicação alimentar na América Latina é comum, então dê uma boa olhada antes de colocar qualquer coisa na boca!

12) Se você curte beber, leve sua bebida para a viagem. Lá vai ser difícil encontrar opções para comprar não esqueça: sentiu os sintomas da altitude, não beba.

13) Leve bíquini ou calção de banho para usar em Termas de Polque!

bolivia, salar de uyun, chile, travessia

14) Não esqueça do seu documento recebimento na imigração, na entrada do Chile!

Quem amou essa travessia, conta para gente!!!

bolivia, salar de uyun, chile, travessia, atacama, deserto do atacama, dicas do atacama

Deixe seu comentário =)

Comentários