TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CÂIMBRAS

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Qualquer um de nós em algum momento já sentiu câimbras. Estudos estimam que mais de 95% da população já teve ou terá em algum momento da vida algum tipo de câimbra. Mais comum nos músculos inferiores e nos pés, pode ser bem dolorosa e durar de poucos segundos a alguns minutos.

A câimbra (ou cãibra) é uma contração muscular involuntária em forma de espasmo. Normalmente, nossos músculos são controlados voluntariamente, contraindo e relaxando de acordo e com a intensidade que desejamos. Quando eles contraem involuntariamente e persistentemente, está configurada a câimbra. Mais comuns em adultos, se tornam frequentes com o envelhecimento.

Geralmente os músculos mais atingidos são as panturrilhas, os pés e os posteriores da coxa, mas também são comuns nas mãos, no abdômen e no pescoço.

CAUSAS PROVÁVEIS

Não existe explicação definitiva para o aparecimento, mas elas podem ser associadas a alguns casos específicos:

– Desgaste da musculatura específica: o excessivo esforço de determinado músculo ou grupo muscular é o caso mais comum do aparecimento das câimbras. Por isso é frequente em atletas e em profissionais que executam funções repetitivas;

– Desidratação;

– Problemas circulatórios;

– Desequilíbrio de minerais (potássio, cálcio ou magnésio). Por essa razão que pessoas que tomam diuréticos geralmente são mais afetadas;

– Grávidas, portadores de diabetes, anemia, insuficiência renal e doenças da tireoide, estão mais sujeitos ao aparecimento de câimbras.

TRATAMENTO

Durante uma crise de câimbras, a melhor opção é descontrair o músculo afetado manualmente. Com as mãos, apoiado no chão ou a uma parede, force o músculo na direção contrária a contração até que a dor e o espasmo desapareçam. Após o relaxamento, é aconselhável hidratação e descanso. Uma massagem leve ou um banho quente também ajudam a relaxar a musculatura.

 

COMO PREVINIR?

– Aquecer a musculatura antes e alongá-la após uma atividade é um bom começo, principalmente se você é sedentário;

– Hidratar-se antes, durante e depois de qualquer atividade física;

– Mantenha-se ativo: geralmente indivíduos sedentários sofrem mais;

– Alongue-se sempre que possível: o aumento da elasticidade do músculo diminui a frequência das câimbras;

– Já existem alguns medicamentos que prometem evitar ou diminuir a incidência (consulte seu médico caso tenha interesse).

AFINAL DE CONTAS, COMER BANANA EVITA CÂIMBRAS?

Sim e não. A banana é uma fruta com altos níveis de carboidratos (que fornecem glicose para os músculos), água (que mantém a hidratação) e potássio (importante para a contração muscular). Porém, essa resposta parece ser individualizada não funcionando com qualquer pessoa. Resumindo: nenhum problema em comer banana durante o treino, mas isso não vai garantir que você não terá câimbras.

demetrio ferrari

 

Prof. Demétrio Ferrari, bacharel em ed. física, pós-graduado em treinamento desportivo, especialista em treinamento funcional e personal trainer desde 2005. Semanalmente esse espaço trará artigos com dicas sobre saúde e treinamento.

 

 

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