PILATES – UM MÉTODO SUPERIOR DE LIDAR COM A DOR LOMBAR

Muito tem-se dito sobre o pilates atualmente, especialmente sobre sua eficiência no combate a dor lombar crônica.

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Mas como ele se torna um aliado no combate às afecções da coluna?

Quem acompanha o blog já sabe que o Pilates é baseado em princípios, que associados aos exercícios caracterizam o método. O que Joseph Pilates criou foi uma nova forma de se movimentar, que trouxe inúmeros benefícios aos adeptos desses exercícios.

O tratamento convencional, principalmente a FISIOTERAPIA, de afecções na coluna lombar tem por base a ativação dos músculos do ‘CORE’, termo em inglês que se refere ao centro do corpo, ou seja, o Power House ou Centro de Força do Pilates. Sabendo disso fica fácil entender a eficiência do Pilates no combate a dor lombar, não é mesmo?

Ainda assim, pode restar a dúvida: em que sentido o Pilates é superior quando se trata de dor lombar?

Vamos lembrar dos princípios que caracterizam o método! Um deles é a ‘centralização’, a necessidade de manter a ativação dos músculos profundos do tronco e pelve durante toda execução do exercício (leia o post sobre Power House publicado anteriormente). Isso garante estabilidade e proteção da coluna além de conferir maior controle do movimento em questão. Então não importa o movimento que você fizer, sua coluna estará sendo protegida pela ativação do Power House!

Mas os benefícios não param por aí, com a prática do Pilates você pode conquistar um novo corpo, um melhor alinhamento da coluna, maior força e flexibilidade sem sobrecarga das articulações, maior consumo calórico e muito mais satisfação com sua própria vida!

Por isso, o Método é utilizado tanto com objetivos terapêuticos, baseado na reabilitação ou melhora da qualidade de vida e saúde; quanto com enfoque fitness, para conquista do corpo ideal ou melhora da performance esportiva. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Pilates, sinta também seus benefícios!

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Lídia Müller

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Espaço Sattwa

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