Na última coluna contei um pouco sobre conceitos da Economia Compartilhada que é um mercado em ascensão, essa nova economia agradece e o povo usufrui de qualidade pagando um preço justo!

Logo depois de contar sobre ela achei legal trazer um exemplo de velocidade.

Velocidade sobre como essa nova economia vem trazendo novidades, reformulando ideias e literalmente quebrando paradigmas. Ontem o Uber era a novidade e hoje? Na Europa ele já começa a ser questionado com um novo conceito de serviço de carona solidária que sairá de graça se a pessoa aceitar ser o motorista ou custará o preço de um bilhete de ônibus para os demais passageiros do carro. Enquanto outros serviços de compartilhamento de carros como o Uber que citei acima estão tentando reduzir os custos com o desenvolvimento de veículos autônomos, a Spiri quer dar a todos a conveniência de um serviço de carro sob demanda a um preço que permite o seu uso diário.

A startup dinamarquesa Spiri acredita que possuir um carro pessoal, usar transporte público ou utilizar os serviços de compartilhamento de transporte atuais é muito ineficiente, caro e inconveniente.

Como funciona a ideia?

A empresa irá fornecer frotas de veículos elétricos de baixo custo em algumas cidades europeias que podem ser usados por pessoas diferentes e que não vão ficar estacionados na maior parte do dia.

O protótipo foi projetado para o serviço de carona solidária para maximizar conveniência, conectividade e conforto dos passageiros, minimizando custos.

Segundo um dos CEOs da CIA eles cortaram todas as características de um carro comum que não agregam nada na jornada diária de uma pessoa, o novo carro não possui painéis interiores, não foi pintado e foi retirado cerca de um quarto das peças de um carro tradicional. Além disso, todo o corpo do veículo é construído a partir de fibra de carbono. Dessa forma, é possível reduzir o peso e o custo, enquanto aumentam a segurança do veículo.

spiri, sustentabilidade

A ideia é que os “motoristas” vão pegar um carro em um dos estacionamentos da Spiri, onde a empresa cuida de toda a manutenção e carregamento da bateria do veículo. Por exemplo: Se eu estou num bairro da cidade e pretendo ir a outro bem distante, basta eu me registar no site da empresa e pegar o carro elétrico de graça numa das estações. Depois devo seguir um trajeto específico criado pela Spiri para chegar ao meu destino e pegar no caminho os passageiros.

Claro que algoritmos são usados para combinar os motoristas com os passageiros que tenham reservado para fazer a viajem através do aplicativo móvel Spiri e para assegurar que os desvios para as paradas sejam rápidos. O aplicativo também será usada para desbloquear, bloquear e iniciar os carros, bem como elemento de segurança através de rastreamento de localização para impedir roubos!

A viagem termina em outro estacionamento da Spiri perto do destino final do condutor, que beleza!

O serviço Spiri tem previsão de lançamento no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia em 2017. Veja vídeo abaixo para entender a lógica do novo serviço e seu protótipo! 🙂

Partiu, compartilhar?


ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, Co Founder do Vestindo a Alma, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!