COP21, mudanças climáticas

Um dos acordos mais importantes da história do Mundo foi ratificado na última sexta-feira pelo Brasil para frear as mudanças do clima e claramente visando a proteção do nosso meio ambiente mas… você sabe exatamente o que ele é e qual a importância?

Esse acordo propõe criar um mecanismo de revisão, que fará avaliações a cada cinco anos dos esforços globais para frear as mudanças do clima. Para o acordo valer totalmente, ele deve ser ratificado por pelo menos 55 dos países responsáveis por 55% das emissões globais.

A partir de agora o acordo é lei em todos os países que o assinaram!

O Acordo de Paris é um acordo ambicioso, dinâmico e universal. Ele engloba todos os países e todas as emissões e é planejado para durar. Esse é um acordo monumental. Ele solidifica a cooperação internacional para as mudanças climáticas. Ele oferece um caminho adiante.

Cada cidadão, governo, empresa e organização da sociedade civil torna-se legalmente comprometido com a tarefa de estabilizar o aquecimento global em bem menos de 2oC em relação à era pré-industrial e fazer esforços para limitá-lo a 1,5°C.

COP21, mudanças climáticas

De acordo com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do já ratificaram o acordo países responsáveis por 39% das emissões globais de gases de efeito estufa, entre eles Brasil, China e Estados Unidos.

Com essa atitude, o Brasil se torna o terceiro entre os dez maiores emissores e as dez maiores economias do mundo a se comprometer de forma definitiva com o documento criado na COP 21. Apesar de ser importante, a validação do documento não é suficiente para garantir que o Brasil realmente faça um bom trabalho pelo planeta, afinal não basta ter leis se elas não são cumpridas. Os compromissos firmados ainda são frágeis. Na meta para o setor de energia, o objetivo do governo é ter até 2030 entre 28% e 33% de fontes renováveis, além da hídrica.

O Brasil ter ratificado não significa TANTA coisa se os Brasileiros não souberem exatamente como cobrar o país sobre o acordo além da pressão internacional que sofreremos, aos olhos do Mundo podemos parecer um pouco contraditório… foi anunciado recentemente que o desmatamento na Amazônia voltou a subir, tramita no Congresso projeto de lei que incentiva energia gerada a partir de carvão (oi?), vários estados enfrentam a seca em nosso Nordeste e ninguém liga os pontos, né?

COP21, mudanças climáticas

Mas as iniciativas para o cumprimento do Acordo de Paris não podem ficar restritas aos governos, concorda?

Devem habitar a mente de todos os consumidores (nós como consumidores temos responsabilidades de cobrar das empresas das quais somos clientes) cidadãos, jovens, idosos e CEOS: Qual é a parte que me cabe na contribuição nacionalmente determinada, os compromissos assumidos pelo meu país? Como ajudo na descarbonização?

Algumas informações e insights para você repensar seu consumo e a forma como contribui para que o Clima mude ou estabilize cada vez mais:

Assista no link abaixo 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=90CkXVF-Q8M&feature=youtu.be

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e também reforçar como é importante que cada um saiba do novo rumo que o Mundo está tomando, pelo menos o Brasil agiu rápido vamos acompanhar os próximos passos…!

Viva o Acordo de Paris!

14963274_1452195831475652_2176168029928131813_n

 

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 28 anos, Administradora, taurina, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!