Aqui em São Paulo e em nossos arredores existem diversos viveiros de mudas, onde se pode comprar mudas de muitas espécies nativas e exóticas.

Mas você pode obter gratuitamente mudas de espécies arbóreas, algumas já de tamanho grande, com pedido na Prefeitura de São Paulo, especialmente no Viveiro Manequinho Lopes (Parque do Ibirapuera) no entanto deve ter em mente que devem ser para plantios em praças, parques, escolas, calçada, canteiros centrais e demais Áreas Verdes Municipais!

Árvores

Para verificar as espécies disponíveis nos viveiros da Prefeitura, acesse a página da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA ( clique aqui), que é periodicamente atualizada. Por lá, é possível obter a descrição das características (nomes popular e científico, porte, épocas de floração e frutificação) de um número muito grande de espécies usadas em arborização urbana.

Há alguns anos essa campanha de incentivo à arborização foi criada pela Prefeitura de São Paulo, incentivando a arborização das vias públicas na cidade, com doação de mudas e orientação para escolha da espécie e plantio. As pessoas interessadas em arborizar a sua calçada ou local de sua propriedade, dentro do município de São Paulo, poderão retirar mudas de árvores cedidas gratuitamente pelo Poder Público Municipal, através dos Viveiros. Podem ser doadas até 5 (cinco) mudas por pessoa, sendo que é necessário comprovar a disponibilidade de área para o plantio, possibilitando dessa forma a análise por parte dos técnicos, que definirão a quantidade e as espécies adequadas.

QUANDO É A ÉPOCA MAIS ADEQUADA?

A época mais adequada para o plantio de mudas é no início da estação chuvosa (setembro/ outubro), quando a necessidade de regar é bem menor.

As árvores são verdadeiras fábricas de saúde… na verdade, sem elas, a vida nas cidades grandes seria praticamente impossível. E nós passamos diariamente por uma porção de árvores sem nos dar conta de sua importância para o nosso bem estar, né?

A Prefeitura de São Paulo também deixa disponível uma cartilha que pode facilitar o aprendizado nesse assunto: Cartilha Mudas

c

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES PRODUZIDAS NOS VIVEIROS?

Árvores, mudas

VIVEIRO MANEQUINHO LOPES
Av. IV Centenário, Portão 7A – Parque Ibirapuera
Tel: 3887 6761
2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.

VIVEIRO ARTHUR ETZEL
Av. Afonso de Sampaio Souza nº 951 – Parque do Carmo
Tel: 2746-3200 ª à 6ª feira, das 7 às 16 horas

VIVEIRO HARRY BLOSSFELD
Rua Mesopotâmia s/nº – Rodovia Raposo Tavares, km 25 – Parque Cemucam
Tel: 4702 4395
2ª à 6ª feira, das 7 às 16 horas

PARQUES:

Anhanguera
Av. Fortunata Tadiello Natucci, 100 – Perus
Tel: 3917-2406

Vila Guilherme /Trote
Rua São Quirino, 905 – Vila Guilherme
Tel: 2905-0165

Santo Dias
Trav. Jasmim da Beirada, 71 – Capão Redondo
Tel: 5511-9356

Árvores

QUAIS CUIDADOS TER COM SUA PLANTA?

É preciso regar, adubar o solo e controlar a exposição das plantinhas ao sol, entre outros cuidados.

E, para complicar, cada espécie requer um tratamento diferente: por exemplo, algumas precisam de água todos os dias, enquanto outras devem ser regadas, apenas, uma vez por semana.

Bora aprender e trazer mais verde para Sampa????

Árvores, mudas