YÔGA E A COLUNA VERTEBRAL DO SURFISTA – Por Camile Magalhães

yoga para o surf

Yôga é uma prática multimodal (mente e corpo), uma técnica milenar praticada por sábios e iogues como forma desejável de vida saudável. O próprio significado de yoga é alcançar um equilíbrio dentro do ambiente interno e externo.

Há inúmeros artigos científicos publicados associando o Yôga como um tratamento complementar eficaz para melhora da dor lombar e outras patologias, e não somente como atividade preventiva.

No geral, os relatos com a prática são: o alívio da dor e rigidez, melhora da função, a melhoria da aptidão física, e também o bem-estar geral (incluindo o bem-estar mental). Uma prática cada vez mais popular que tem vários objetivos, dentro das capacidades físicas promove a flexibilidade, força, resistência e equilíbrio.

Pensa-se que a prática de “Pranayama” ou exercícios de respiração, “Ásana” ou posturas específicas e Meditação, trazem ao longo de um período ao praticante uma diminuição na taxa respiratória e frequência cardíaca, relaxamento muscular, junto com o acalmar da mente, o que pode ser interpretado como uma diminuição do estado de excitação.

Outro fator importante é que a dor originada da coluna vertebral traz um padrão cinesiofóbico, que é o medo de alguns movimentos. Estes artigos mostram que os praticantes de yoga tem menos tendência a desenvolver este padrão, ou seja, rapidamente conseguem se envolver em outras atividades ou voltar ao surf, acelerando sua recuperação por não permanecerem grandes períodos em repouso.

As descobertas sugerem ainda que pode haver uma relação entre a prática de yoga e maior acuidade tátil na região lombar. Acuidade tátil nas costas relaciona-se com controle lombo pélvica voluntária (característica menor em pacientes com dor lombar crônica).

É importante ressaltar que em alguns casos específicos, como uma hernia discal extrusa por exemplo, o excesso de alongamento pode ser contra indicado, vale a opinião de um especialista.

Para os praticantes ou afins, existe na Índia, em Varkala, o Soul and Surf, um local específico para unir o surf durante o dia e a prática de Yoga no final da tarde no terraço do hotel… Parece uma ótima ideia!

VEJA ONDE PRATICAR AQUI

Camile Magalhães
Fisioterapeuta
Endereço: Rua Jacurici, 47- Itaim Bibi, São Paulo- SP Cep: 01453-030
 Tel: 3167- 6895
 camilemagalhaes.com.br

 

Deixe seu comentário =)

Comentários