Finalmente conhecemos o Paraíso chamado BONETE!
Sabe aquele lugar que todo mundo fala com um tom especial na voz? Pois é, agora já sabemos porque!
Os Boneteiros (como são chamados os caiçaras de lá) mantém o local preservado para que nós, turistas, possamos aproveitar da melhor maneira, por isso, sejamos sempre muito conscientes com a natureza, respeitando o meio ambiente e os moradores locais.
Senhorinha Boneteira sorridente que encontramos pelas ruas da comunidade. (Todos por lá sorriem bastante =D)
Bonete é uma praia que só tem duas opções de acesso: por trilha, ou de barco.
Trilha:
Para os mais aventureiros, é preciso seguir aproximadamente 12 km de extensão, iniciando na Ponta de Sepituba, e atravessando três cachoeiras de águas cristalinas, quem escolhe essa opção, diz que vale MUITO a pena.
Barco:
Saindo de Ilhabela, a melhor opção são os barcos que saem da Praia do Perequê, nós fomos com o Juninho por indicação da Pousada Villaggio Assis onde estávamos hospedadas, ele é morador da Ilha e que a conhece de cabo a rabo, ele foi nos mostrando várias coisas interessantes e parou em lugares no percurso que queríamos muito conhecer, como o Buraco do Cação por exemplo.
Chegando em Bonete, fomos conhecer a Pousada Canto Bravo, que foi amor a primeira vista, a pousada é pé na areia e é simplesmente encantadora, lá o consumo elétrico é mínimo e o uso deve ser feito só quando necessário, por isso, a noite é um charme: luz de velas, luau, e muita vibe!
Artes e artesanato decoram a Pousada, pias feitas com canoas coloridas e detalhes embelezam aquele lugar de uma maneira única.
A Pousada oferece atividades turísticas com impacto mínimo sobre o meio ambiente: observação de aves, turismo de base comunitária, caminhadas, mergulho e surf, muito surf! <3
Os Boneteiros tem o Surf como esporte da vida, já que lá rolam altas e perfeitas ondas, desde as crianças andando pela comunidade, já se nota isso enraizado:
As acomodações são únicas e impossíveis de descrever:
O isolamento de Bonete, mantém muitas famílias longe das “modernidades” da cidade grande, vimos casas lindas cultivando a simplicidade com fogões a lenha que preparam pratos saborosos à base de peixe fresco e além disso, possuem opções de comida vegetariana também! O que nos surpreendeu muito na Ilha, em especial na Pousada Canto Bravo onde comemos, é que em todos os lugares que fomos para comer, tinham opções vegetarianas:
Só de olhar a foto já da água na boca hahaha, essa verdura verde que parece couve, se chama Taioba, uma planta local que nós achamos muito mais saborosa, e o suco de limão é batido com folha de mexerica.
Depois do tour pela pousada fomos conhecer a comunidade e aproveitamos para ir até o Mirante do lado esquerdo da Praia, que é o mais alto, o trajeto todo até lá é de aproximadamente 40 minutos, se você não se perder, como nós nos perdemos, levamos 1 hora hahaha
Só tínhamos nós na trilha e o caminho foi muito irado, muita vegetação e silêncio até o topo:
Mirante
Depois de bastante caminhada, lindos visuais, conversa boa com o povo de lá, foi hora de voltar apreciando mais um belíssimo pôr-do-sol!
_____________________________________________
Contato do Juninho/ Barco BATUCADA para passeios: 12 99201-3285 Contato Pousada Canto Bravo: Email: contato@pousadacantobravo.com.brSkype: reservascantobravo Site: www.pousadacantobravo.com.br