Desde que decidimos ir a África do Sul, nadar com Tubarão Branco era o desejo número 1 das coisas que queríamos fazer, fechamos o passeio com a agência de um dos hoteis que pesquisamos e a van nos buscou as 5 da manhã! Isso porque esse mergulho não é feito em Cape Town, e sim em uma cidade há mais ou menos 2 horas de lá, chamada Gansbaai!
Para fazer este passeio, você pode escolher se hospedar em algum dos ótimos hoteis em promoção de Cape Town mesmo, pois a cidade que tem os tubarões não é muito turística.
O motivo por existir maior concentração dos Tubarões Brancos nessa região, é devido a uma ilha próxima repleta de focas, que é o prato principal desses bichinhos pequenos e como eles se alimentam pela superfície, é muito fácil encontra-los!
Pois bem, chegamos ao local, tivemos uma aula de aproximadamente meia hora com o biólogo que iria nos levar de barco até o local, explicando todos os riscos, o que poderia ou não acontecer, passando todas as instruções, etc…
A primeira parada foi na ilha das focas (que aliás, cheira muito mal e é quase impossível respirar).
Demorou um pouco até a primeira isca ser jogada e o primeiro tubarão surgir, mas quando ele surgiu, foi um corre-corre, uma gritaria e uma felicidade absurda! É impressionante como ele é grande, é enorme!!!!
Então iniciamos os trabalhos e todos fomos vestir as roupas de borracha mais grossas que eu já vi! Talvez sem elas, nem o pé teríamos conseguido colocar na água, mas não pareceu fazer tanta diferença a hora que dei o primeiro mergulho! A água é congelante!
O passeio é bem longo e o barco fica parado muito tempo no mesmo lugar, o que acaba dando enjoo na maioria da galera!
Esse mergulho é feito através de uma jaula semi aberta, ou seja, a sensação de contato é total! (Você não imaginou que eu fosse me jogar em alto mar com essas gracinhas né?)
Quando os pescadores jogam a isca em direção a jaula, o tubarão salta muito alto e vem pra cima da gente embaixo d’água, é quase uma sensação de “morte” misturada com “você não me pega”, quer dizer, adrenalina pura, uma mistura de sensações ao mesmo tempo que eu poderia repetir milhares de vezes!
O mergulho em si, dura questão de minutos, mas é tão intenso que parece uma vida! A sensação é realmente indescritível e precisa ser experimentada!
Após todos os mergulhos, retornamos ao hotel já a noite e fomos repousar pra voltar ao Brasil no dia seguinte, cheios de fotos, vídeos, presentes e uma memória cheia de lembranças incríveis!
Valeu África do Sul!!!
Bruna Villegas, 31 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Viajante, Escritora, Sonhadora, Aprendiz de Surfista, Vegetariana, Apaixonada pelo Mar…