Todos os dias, vemos aparecer novos remédios para emagrecimento, para alguns tipos de doenças e o problema disso tudo é que estão sendo usados produtos artificiais que podem inclusive trazer ainda mais problemas de saúde para a pessoa que os usa. Por essas e outras, é importante que você faça uso dos produtos naturais que além de terem pouquíssimas restrições, podem curar com um poder ainda maior que qualquer remédio fabricado.
A cavalinha ou seu nome científico Equisetum ssp, é uma planta equissetácea e foi descrita em 1753 pelo botânico Lineu. Seu nome é de origem latina que significa Equi (cavalo) setum (cauda), ou seja, rabo de cavalo, já que a planta se assemelha ao rabo desse animal. Outros nome são atribuídos a ela como cola de cavalo, lixa vegetal e erva canudo.
A cavalinha é uma planta perene, ou seja, encontrada o ano todo é muito comum nas cidades e não somente nas regiões rurais. A cavalinha possui 16 espécies que são usadas de várias formas, sendo a mais comum em forma de chá. A cavalinha é uma das plantas mais antigas do mundo, tendo sua origem datada de 300 milhões de anos.
A cavalinha é uma planta medicinal que pode trazer vários benefícios para a saúde. E pode ajudar na perda de peso aliada a uma dieta saudável e balanceada, e uma rotina de exercícios físicos. É uma planta rica em silício e em flavonoides, assim como em vitamina C, tem ação adstringente, anti-inflamatória, diurética e desintoxicante. Além disto, ela possui pequenas quantidades de óleos e de compostos inorgânicos, tais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o potássio, o ferro e o sódio.
Estimula a cicatrização e atua como profundo hidratante da pele e do organismo como um todo, também muito eficiente na recuperação de ferimentos na pele e no tratamento de frieiras, de aftas e de úlceras. Outro benefício do consumo do chá de cavalinha é a boa aparência das unhas e da pele.
Sua ação ajuda a diminuir a oleosidade e reduz o surgimento de espinhas e de cravos. O chá de cavalinha combate a flacidez, desincha e é diurético, assim como favorece a queima da gordura localizada e tem poderosa função antioxidante. Por fim, vale a pena destacar o efeito do chá no combate à ansiedade, ao estresse, à anemia, à febre e à dor de cabeça frequente.
Adquirir o hábito de tomar o chá de cavalinha pode ser algo muito benéfico, assim como de tomar uma série de outros chás como o de camomila, de hortelã e o preto. A grande maioria traz benefícios à saúde quando tomados de forma terapêutica e são excelentes diuréticos.
O chá de cavalinha pode ser encontrado em supermercados e em feiras de rua. O plantio também pode ser uma boa opção, até mesmo para quem mora em apartamentos. A planta é pequena e sobrevive bem à meia sombra, além de ser bonita, podendo também servir para a decoração de ambientes.
Receitas do chá de cavalinha
Chá tradicional
Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa da erva picada. Ferva 500 mililitros de água, desligue o fogo e coloque-a no recipiente que contém a cavalinha. Abafe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba de duas a três xícaras desse chá ao dia.
Cavalinha e abacaxi
Para deixar o gosto do chá de cavalinha mais especial, acrescenta-se o abacaxi. Coloque no fogo um litro de água e deixe que bolinhas comecem a se formar no fundo e a subirem aos poucos. Desligue o fogo e adicione à água 100 gramas de ramos frescos da cavalinha e 100 gramas de casca de abacaxi. Deixe a mistura em infusão por dez minutos, coe e beba ainda quentinho, duas ou três xícaras ao dia.
Contraindicações
Gestantes não devem consumir esse chá sem prescrição de seu médico.
Nutricionista Carina Melo
Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440