Antes de ir para Bali, fiz um roteirinho dos principais (ou dos que achei mais legais) templos de lá, pois só teria 20 dias e uma imensidão para explorar.
A primeira coisa que você precisa saber é que em Bali tudo é longe e tem muito trânsito (principalmente de motos), então é importante planejar sua estadia e os templos que vai querer visitar.
O bom da Indonésia é que tudo lá tem ótimo custo, e achar hotel barato é a coisa mais fácil que existe.
Durante a minha estadia, me hospedei em 4 lugares diferentes para otimizar o tempo e as coisas que queria fazer, fiz assim:
Jimbaran: Para ficar no meio de Kuta, Uluwatu e poder conhecer SPAS, restaurantes, etc;
Legian: Mais próximo de Kuta, onde visitamos as praias próximas dali, alguns templos, fizemos compras, fomos para a balada;
Ubud: Onde aproveitamos para visitar todos os templos, ir no Vulcão, comer muito bem, fazer as melhores compras de artesanato local, visitar o Templo dos Macacos;
Padang Padang: Próximo as melhores praias e a melhor vibe de Bali, lá conhecemos todas as praias, íamos todos os dias a Uluwatu de moto e aproveitamos muito o Single Finn (melhor role after surf da vida)
Nos templos, é obrigatório o uso dos sarongs (é tipo uma canga amarrada como saia), em qualquer lugar de Bali você pode compra-los, ou pode usar canga também.
Dentre os que visitei, vou listar aqui os que, na minha opinião, são imperdíveis:
1 – ULUWATU TEMPLE:
Localizado em Uluwatu, com vista pro mar, pra mim é o templo mais lindo, o visual da praia é incrível, o pôr-do-sol sem palavras e tem uma apresentação local quando o sol de põe mostrando muita cultura em Bali.
Neste templo, eles emprestam os sarongs na porta (caso não tenha um)
Cuidado com os macacos e com seus bens materiais, eles são muito espertos e vivem roubando celulares, câmeras fotográficas e coisas deste tipo que você vai ficar bem bravo (a) de perder pra um macaco. rs
Como chegar: Se estiver em Kuta, aproximadamente 45 minutos, mas o ideal é se hospedar em Uluwatu e ir de moto.
2 – TANAH LOT:
Achei esse templo muuuito cheio, é um trânsito de pessoas por todos os lados, talvez por ser o templo mais famoso de Bali, para tirar uma foto você precisa driblar todos os turistas que ali estão querendo fazer o mesmo.
Visite-o na maré seca, pois como ele fica no mar sobre as rochas, você só consegue atravessa-lo quando o mar baixar.
Como chegar: Saindo de Ubud, aproximadamente uns 50 minutos de carro, vá no dia em que estiver a caminho de Kuta ou regiões.
Estava rolando um casamento Balinês <3
3 – GUNUNG KAWI:
Já estava muito cansada quando visitei esse templo e pra ajudar ele é o que mais tem degraus, então esteja com o físico em dia e cheio de energia… mas com certeza é um dos mais bonitos, além de ser o mais antigo de Bali… e o melhor: é BEEEM VAZIO.
Ele é todo esculpido nas rochas de quase 10 metros de altura.
Todo o caminho dele é meio mágico, em meio a natureza exuberante, ao seu redor existem campos de arroz e lagos.
Como chegar: Saindo de Ubud, fica a aproximadamente 30 minutos a caminha do Pura Tirta Empul
4 – PURA TIRTA EMPUL
Amei esse templo e a energia que tem ali, em português significa fonte sagrada e é mesmo considerado um local sagrado para os Balineses que o visitam com o intuito de se purificar.
Como chegar: Saindo de Ubud, fica a aproximadamente 30 minutos
5 – PURA ULUM DANU BERATAN
Esse infelizmente eu não fui, mas achei legal colocar porque é o segundo templo mais importante de Bali, inclusive está estampado na nota de 50.000 rúpias.
É outro local considerado sagrado pelos Hindus, que o visitam pedindo prosperidade, fertilidade e bem-estar.
Como chegar: Saindo de Ubud, você vai percorrer por quase 1 hora e meia.
Bruna Villegas, 32 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Professora de Yoga, ThetaHealer, Viajante, Escritora, Surfista, Apaixonada pelo Mar…