Ahhh a neve! Que coisa mais linda essa imensidão branca!
Foi minha primeira vez na neve e a segunda no Chile, a primeira vez fui pra Pichilemu surfar, agora fui realizar outro sonho: fazer snowboard.
Ver a Cordilheira dos Andes de longe já me deixou completamente apaixonada. E quando entrei no Valle Nevado a sensação foi de estar totalmente em casa: jovens, famílias, criaças pessoas mais velhas e todo tipo de gente no mesmo propósito de se aventurar e curtir aquele lugar maravilhoso! A energia que eu senti foi muito boa mesmo!
Snowboard ou Ski?
Dizem que o Ski é bem mais fácil que o Snowboard, e realmente, a quantidade de esquis é muito maior, o que me leva a entender que deve ser mais fácil mesmo.
Eu realmente achei o snow bem desafiador, e sou uma pessoa que surfo, ando de skate, já fiz wake e vários tipos de esportes com pranchas. Senti pouco controle no snow e me senti bem dura (talvez pelo frio, talvez pela quantidade de roupa que é muita, ou por realmente ser a primeira vez) mas dizem que a evolução no snow é bem rápida, e realmente, no segundo dia já estávamos melhor.
O que preciso para esquiar?
- Calça térmica segunda pele;
- Calça de ski/snow com suspensório;
- Blusa térmica segunda pele;
- Casaco de zíper para esquentar;
- Jaqueta térmica impermeável por cima de tudo’
- Duas trocas de meias;
- Gorro;
- Luvas impermeáveis;
- Óculos de snowboard;
- Capacete;
- Cachecol especial para neve;
- Bota de Snowboard;
- Prancha de snow ou ski;
Os equipamentos como: prancha, bota, óculos e capacete podem ser alugados.
Caso você vá esquiar apenas 1 ou 2 dias, vale mais a pena alugar.
Pra quem deseja iniciar mesmo no esporte, vale a pena comprar todo o equipamento.
Custos Valle Nevado
Existem duas opções:
- Se hospedar no Valle Nevado (os preços são bem altos mas vale muito a pena pela experiência única);
- Se hospedar em Santiago e subir a montanha com a própria van do local que você comprar o ingresso.
Subir a montanha alugando um carro é um pouco arriscado porque a serra é bem estreita e cheia de curvas, além do mais, se estiver nevando, fica extremamente escorregadia e ainda mais perigosa.
Ingresso:
Existe um pacote com o ingresso pra entrar, o transporte, a prancha e a bota, esse pacote custa: 109 mil pesos.
Pra quem é iniciante, vale a pena comprar com aula, que também inclui tudo do outro pacote. Valor: 120 mil pesos.
Obs.: Estes valores compramos em uma agência chamada Ski Total que oferece tudo isso. Tem a opção de comprar no próprio Valle mas eu não recomendo por conta de filas e logística. Já pra quem está hospedado lá, fica bem mais fácil.
Pra quem nunca praticou Esqui ou Snow, o ideal é fazer aula no primeiro dia, e ficar pelo menos 4 dias se dedicando ao esporte, que no início é bem desafiador, mas depois, fica uma delicia.
Prepare-se para cair muitas vezes e também para ficar com as pernas e braços doloridos. É uma boa malhar bastante antes de ir pra estar com um condicionamento legal.
Estrutura Valle Nevado:
Existem diversas pistas no Valle: as iniciantes, as mais avançadas e até as profissionais.
Todas elas são sinalizadas por cores.
As pistas mais iniciantes tem uma esteira rolante pra ajudar a subir quem já desceu a se cansar menos, mas também são bem curtas e sem graça, é só pra pegar o jeito mesmo e entender como funciona.
Quando chegar no Valle, você precisa alugar um armário para guardar as suas coisas lá embaixo, que é chamado de locker, trocar o seu convite pelo cartão que te da acesso ao lift e se arrumar para subir.
É importante ter bastante bolso nas jaquetas e calças porque não sá pra subir com mochila e bolsa.
No segundo dia, nós já pegamos o lift para o pico mais alto da montanha, porém, é importante se sentir preparado pra isso, porque realmente é alto e você não tem a opção de descer sem ser esquiando.
Dicas importantes:
- Ter uma manteiga de cacau ou qualquer protetor labial para passar o tempo todo no seu bolso;
- Se hidratar com água o máximo que puder;
- Levar umas frutas, nuts ou alimentos nutritivos e rápidos para manter a energia;
- Se for comer nas lanchonetes que tem lá, vá preparado para gastar um pouco a mais porque as coisas tem o valor mais alto (eu super recomendo porque é tão cansativo que você vai precisar comer, além do mais, o clima e a vibe ali são deliciosos pra fazer um pit stop e descansar).
- Protetor solar bem forte no rosto e hidratante porque o frio corta.
- No início é mais desafiador respirar por conta da altitude, pode ser que você sinta um desconforto, mas tente respirar e ir se acostumando nesse começo.
Assista ao video:
Bruna Villegas, 33 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Professora de Yoga, ThetaHealer, Viajante, Escritora, Surfista, Apaixonada pelo Mar…