surf em maresias, surfar em maresiasMuita gente que está iniciando no surf vem me procurar pra tirar dúvidas sobre o lugar onde eu mais surfo, que é Maresias. Pensando nisso, resolvi falar um pouco do surf nessa praia e também das praias mais adequadas pra quem está iniciando no esporte.

A primeira coisa quando for passar uns dias por lá é definir qual pousada em maresias vai escolher, eu gosto muito de não precisar pegar o carro pra ir até a praia, e existem algumas opções boas e baratas próximas do mar, mas se você não se importar em dirigir, pode pagar ainda mais barato.

Uma coisa importante que você precisa saber se estiver iniciando no surf: Maresias é uma onda forte, cavada e tubular independente do tamanho, portanto, é legal estar melhor preparado (a) pra se arriscar e de preferência acompanhado de alguém que conheça para não correr o risco de se traumatizar. Claro que, até meio metrinho de onda dá pra enfrentar.

surf em maresias, surfar em maresias

Quanto mais no início da praia você estiver: entrada em frente a pracinha do surf, por exemplo, menor o mar, lá no cantinho esquerdo é beeeem mais tranquilo.

As melhores condições de surf em Maresias, é quando o vento está de leste e a ondulação de sul, nessas condições o mar fica clássico!

Um mar que tem o grau de dificuldade parecido com Maresias é Cambury, mas o grau de dificuldade é um pouco menor.

surf em maresias, surfar em maresias
Praia de Cambury

Depois de Maresias e Cambury, Guaecá desce mais um degrau no nível de dificuldade, sem perder é claro, a qualidade.

Mas só pra você entender, quando geralmente Maresias passa de 1,5 de onda, costumamos ir para Guaecá, Cambury ou Praia da Baleia.

A Praia da Baleia é a mais fácil de ser surfada, por ser uma onda gorda e mais lenta. Mas claro, acima de 1,5 na Baleia, a diversão fica ainda maior e com pouco menos de adrenalina. A única coisa é que na Baleia, você precisa estar em dia com a sua remada, pois a arrebentação é longe e as vezes, bem chata também.

Outra opção, que não é opção pra iniciante é Paúba, uma das ondas mais sinistras quando o swell ganha tamanho e força pois quebra grande, tubular e na areia. Acidentes por lá são comuns. Em compensação, quando não tem onda, é uma praia que vira um lago.

 

surf em maresias, surfar em maresias
Paúba sem onda

É claro que falei as opções de surf mais próximas de Maresias, mas em São Sebastião existem muitas ótimas praias para o esporte.

Lembre-se de respeitar os locais e não rabear! =)

melhores blogs, Vestindo a Alma, Blog de Lifestyle, Blog de Viagens, Dicas de viagens, praias do mundo, Bruna Villegas, melhores blogs de viagens, blog de viagens pelo mundo, blog estilo de vida, blogs de surf, blog surf trip

 

Bruna Villegas, 32 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Professora de Yoga, ThetaHealer, Viajante, Escritora, Surfista, Apaixonada pelo Mar…