O Berimbau começou a tocar, dando ritmo no Bar onde a roda começava a se formar para o jogo de Capoeira.
Mestre Jamaica começou a nos ensinar, e o nosso corpo se arrepiou diante daquele círculo que emociona qualquer viajante!
Dentro da roda, começaram a jogar dois capoeiristas, enquanto que em torno do círculo, sentadas ou de pé, nós duas tivemos a honra não só de ver o gingado mas também participar daquela vibração. Com palmas ritmadas, nós acompanhamos todas as músicas, emocionadas por ver a cultura brasileira ser cultivada de forma tão respeitosa e única.
O mestre de capoeira é responsável pelo espaço onde se realiza a roda, e é a autoridade máxima do recinto, Mestre Jamaica desempenhava sua função de forma descontraída, vira e mexe brincando com seus alunos e com o público atento, demonstrando o amor pela prática que dedica seu tempo, mente e coração.
Sua vida, é direcionada ao ensinamento de jovens que vivem em Itacaré, e que, por conta da Capoeira não estão envolvidos com drogas, bebidas ou crimes. Essa arte marcial, desenvolveu-se como uma luta de revide, ou seja, defesa e resistência contra o preconceito.
Os “Chicos”, Natan e Ade, amigos que tornaram nossa viagem mais especial, nos explicaram o significado da palavra Capoeira que é de origem Tupi e significa “mato ralo” de pequenos arbustos: lugar onde os negros se escondiam na época da escravidão, para o jogo.
Mestre Jamaica nos chama para jogar capoeira, onde devíamos imitá-lo na movimentação. Uma experiência única, e que a gente de divertiu muito pois não tínhamos conhecimento algum!! Assim que voltarmos para SP a primeira coisa, será iniciar Capoeira!!!!
A capoeira hoje é praticada por 6 milhões de brasileiros. No mundo, são 8 milhões de capoeiristas espalhados por mais de 160 países. Na capoeira regional, a roupa é sempre branca, com calças largas e camiseta. As cordas coloridas, amarradas na cintura, indicam o nível do jogador, a corda de cor preta simboliza o Escravo, significando assim muita luta, é o primeiro nível de um capoeirista. Houve tentativas para padronizar as cores, mas nada ainda se tornou oficial.
Capoeira é lindo de se ver, principalmente pelo valor que dá na expressão da identidade brasileira e nossos antepassados, é no jogo que se manifesta a tradição da cultura negra, o gingado possui uma linguagem onde cada gesto significa ideias, sentimentos, emoções e sensações o que contagia todos que assistem!!!
Os ensinamentos e filosofia dessa arte são libertadores, e combatem a fase pela qual os jovens acabam se perdendo, principalmente em pequenas cidades do Nordeste Brasileiro.
Nos outros dias, refletimos muito sobre o motivo pelo qual a Capoeira hoje não é tão valorizada como o Futebol, por exemplo!
É hora de começarmos a defender o valor e importância que a Capoeira tem, não só para a cultura brasileira, mas para a vida de nossas crianças e jovens!
Bi e Bru entrando na roda e "jogando"capoeira em Itacaré