É, na minha opinião, a praia mais encantadora da nossa trip pra Florianópolis pela simplicidade do visual e da união das águas do Mar com o Rio!
A Guarda do Embaú é uma Vila de Pescadores, tendo a pesca como principal atividade da Região (a praia fecha de Abril até Julho por isso, pesquise para saber se há condições de ir antes de ir).
Fomos passar uns dias em Floripa e aproveitamos para fazer um bate e volta pra lá. Estávamos hospedadas em hostel florianopolis na Praia da Joaquina, saímos zero hora e partimos para a Guarda, que fica cerca de 1 hora de viagem de carro (alugamos no aeroporto).
O acesso para a praia é através da travessia do Rio da Madre a nado ou de barco e nesse primeiro contato é inevitável não se encantar pelo beleza que envolve aquele lugar!
Bolsas, cadeiras e demais objetos ao ar!! hahahaha A diversão começa ali!
Para os surfistas, o que mais impressiona também, são as boas condições das ondas.
Na Guardinha, tem as trilhas que você pode fazer para a Prainha e Pedra do Urubu, são iradas, de acesso fácil e dá pra conhecer 4 picos lindos em um dia, elas podem ser feitas pela costa ou pela trilha mais íngreme!
Quando chegamos na ponta da pedra, ficamos extasiadas com o visual que tem de lá, e realmente lindo e impressionante!
A Guarda do Embaú oferece pouca infraestrutura e Preservação é palavra de ordem por lá, por isso mantém uma vibe diferenciada!!!
Outra coisa que ficamos admiradas foram algumas vaquinhas que vimos ali, a sensação de união da praia com fazenda é muito legal, pudemos chegar bem perto e admira-las!
A Guarda tem praticamente apenas uma ruazinha com os comércios, é a coisa mais deliciosa passear por ela, apesar de pequena, tem bastante opção de restaurantes, lojinhas, artesanatos e etc.
Simplesmente encantadora!
Recomendo se hospedar lá pra curtir este lugar mágico, mas é legal dividir a viagem e ficar em Floripa em algum dos hoteis em florianopolis pra poder explorar toda esse região única.