Dando continuação ao POST ANTERIOR, chegou a hora de falar sobre o surf e as praias!
As praias são divididas pela região de la Liberdad (Sunzal, KM59, 61, Punta Roca, El Zonte, Mizata) e a Região Leste (Las Flores e Punta Mango)
SUNZAL
Como estávamos hospedadas no Hotel Eco Del Mar que fica na melhor região, que é Sunzal, tínhamos fácil acesso a praia de El Tunco, La Bocana e La Bocanita!
Sunzal é uma onda Point Break mais constante e longa de El Salvador, ou seja, a arrebentação também, porém, como quase em todas as praias de lá, existe um canal para entrar, mas prepare-se que a remadeira é longa.
Informa-se com os locais ou o pessoal do hotel o pico que você deve entrar, tem os lugares certos.
Bruna Villegas e Flavia Valenti no pôr-do-sol em El Tunco, Sunzal
EL ZONTE
Point break de direitas que tem uma força, pode ficar cavado na maré baixa:
Bruna Villegas e Flavia Valenti – El Zonte
Bruna Villegas – El Zonte
Bruna Villegas – El Zonte
Bruna Villegas – El Zonte
KM 59 e 61
Point break de direitas com uma certa força também (aliás, todas tem força):
Bruna Villegas e Flavia Valenti – KM 59
Bruna Villegas – KM 59
PUNTA ROCA
É considerada a melhor onda da região de La Liberdad em El Salvador, Point break de direita tubular, nos dias bons, essa onda imenda na onda de La Paz e se torna super extensa, foi onde eu mais me machuquei pra entrar e sair, pois as pedras tem conchinhas cortantes e ouriços, além disso, quando a maré começa a secar, você enxerga as pedras bem no pico:
Flavia Valenti – Punta Rocas
LA PAZ
Muita gente entra por La Paz que é mais fácil, beach break e vai remando para Punta Rocas, a onda vizinha.
MIZATA
Lá tem três ondas diferentes, no canto esquerdo, uma point break de esquerda tubular, no meio da praia a onda abre para os dois lados e o canto direito, que é uma ótima direita beach break.
Foi a onda que eu mais gostei por me sentir segura por causa da areia, apesar de ser BEM FORTE e rápida.
Bruna Villegas – Mizata
Bruna Villegas – Mizata
LAS FLORES E PUNTA MANGOS
Bruna Villegas e Flavia Valenti – Las Flores
O ideal é se hospedar e passar uns dias na região, pois para fazer o bate e volta (como nós fizemos) o trajeto dura em torno de 3 horas pra ir e mais 3 horas pra voltar, é bem cansativo.
Nessa região, tem ainda menos opções de lazer, mas sei que o Hotel Miramar é uma ótima opção de hospedagem e conforto.
A onda de Las Flores, apesar de cavada e longa, não é uma onda difícil.
Punta Mango é um Point break de direitas power e cavadas. Bem parecido com Punta Roca, porém quase sem crowd. O acesso mais comum é feito de barco saindo de Las Flores.
Flavia Valenti – Punta Mango
As pedras pra mim foram o maior agravante da trip, as praias quase não tem areia, são pedras… eu me machuquei muito pra entrar e sair do mar todas as vezes.
Pra dropar, ficava imaginando quantas pedras teria se eu errasse o drop… isso porque não estou acostumada com POINT BREAK, então acabei ficando insegura!
Veja todos os posts AQUI
Bruna Villegas, 30 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma, Editora Chefe da Almasurf, Escritora, Sonhadora, Aprendiz de Surfista, Vegetariana, Apaixonada pelo Mar…