Resolvi escrever esse texto pois muita gente me pergunta e me pede ajuda com algumas dicas.
Pensando nisso, reuni aqui, algumas das dicas mais importantes pra você que quer, ou está começando a surfar:
1 – Aprenda sobre o mar e as ondas:
Muita gente começa a surfar sem entender nada ou quase nada do mar e acaba se traumatizando, portanto, se você não quer ter uma experiência traumática, procure perguntar para quem entende do assunto sobre ondulações, ventos, tamanho das ondas, tipos de ondas, mares e principalmente: RESPEITE O MAR e conheça os seus limites!
2 – Comece com a prancha adequada:
Não adianta querer começar com uma pranchinha, sem muita flutuação ou remada porque a experiência também não vai ser legal. Uma porque vai ser bem difícil se equilibrar na prancha, duas porque provavelmente você vai remar, remar e não vai sair do lugar, e três porque entrar na onda e ficar de pé será missão quase impossível, então busque por um profissional, indico muito a Glasser Surfboards, que é onde eu faço as minhas pranchas. Com a ajuda de um shaper, você vai conseguir entender qual será o melhor tipo de prancha pra você através do seu peso, altura, nível de surf, e etc.
Não esqueça que é muito importante fazer umas aulas com um professor logo nas primeiras vezes.
3 – Tenha paciência e persistência:
Essas são a chave para o sucesso do seu surfe, se não tiver paciência para: esperar as ondas, cair e levantar (muitas e muitas vezes), passar a arrebentação, superar um mar difícil, persistir, treinar, ter constância, é provável que você esqueça o esporte depois.
4 – Concentre-se:
Indico muito uma prática de yoga e meditação diária para aumentar o foco e a concentração, não só para o surf, mas para a vida.
5 – Entre no mar acompanhado(a):
Nem pense em surfar pelas primeiras vezes sozinho(a), é bem perigoso e ter alguém que entenda do esporte perto para dar dicas e te ajudar é ESSENCIAL.
Acredito que tendo consciência nestes primeiros 5 passos, as suas primeiras experiências serão bem melhores.
Farei um próximo post para quem já tem alguma experiência, quer evoluir e não sabe como.
Fique de olho!
Bruna Villegas, 31 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Especialista em Marketing Digital, Viajante, Escritora, Sonhadora, Aprendiz de Surfista, Vegetariana, Apaixonada pelo Mar…