Aventuras na Terra do Papai Noel!
A primeira vez que me falaram o nome “Finlândia”, tive que procurar no google maps, não fazia idéia de onde ficava e muito menos que era lá que o bom velhinho estocava todos os nossos presentes e trazia para o Brasil com seu trenó!
Resolvi visitar no verão e minha primeira parada foi Helsinque, que é a capital da Finlândia. Uma cidade super tecnológica, organizada, fácil de se locomover, com pessoas educadas e super limpa! Apaixonante!
Centro de Helsinque
Senaatintori ou Praça do Senado
Vista de Helsinque de dentro de um barco, acreditem lá tem praia!!
No verão a temperatura em Helsinque, por ser mais no norte da Finlândia, é super agradável e chega às vezes a uns 26 graus (até mais dependendo do dia).
Mas o que realmente me impressionou no verão de lá foi o fato de que simplesmente NÃO escurece, o sol nunca vai embora por completo. E já que uma das coisas mais gostosas do verão é aproveitar o dia, o meu dia durava muito mais horas! s2 Eu chegava em casa todos os dias às 23 e a vista que eu tinha era essa:
Essa foto foi tirada às 23 horas em um lago da casa de veraneio que fomos perto de Tampere:
A Finlândia é um país repleto de natureza e água, muita água! Eles tem muitos lagos, que é algo que sou completamente apaixonada. Lá o céu parece mais azul e mais bonito. É tudo tão silencioso, calmo e cheio de paz. Mesmo no centro da cidade parece que passou um anjo, não tem barulho de buzina, de falatório, enfim é o país pra quem quer respirar um ar puro e sentir muita paz.
A comida de lá é super fresca e saudável, repleta de vegetais, com pouca sal e super deliciosa. Parece que combina com a leveza do lugar. Eles costumam colher muitos frutos da floresta nas casas de veraneio, e o café da manhã é cheio de Mirtillos, Framboesas e Morangos recém colhidos. Cogumelo também é um alimento que eles colhem da floresta e fazem fresquinho no almoço.
Eles tem uma cultura de pesca muito legal e também são apaixonados pela sauna. Toda casa por lá tem sauna, pelo menos uma. Nessa casa de veraneio tinham duas, uma dentro dela e outra bem pertinho do lago.
Conhecendo o lago de barco :
Testando a Sauna Finlandesa
Algumas curiosidades sobre a sauna é que eles normalmente entram pelados e é um momento em família. Imagine você entrar com sua família inteira pelada pra trocar uma ideia e relaxar, é assim que é a sauna na Finlândia. Eles deixam do lado de fora uma água com uma planta que tem um aroma maravilhoso, e jogam essa água nas pedras para dar um cheirinho especial na sauna.
Depois de relaxar a ideia é se jogar no lago, seja no verão ou no inverno. Aquele choque térmico gostoso depois da sauna revigora o corpo todo.
Suomenlinna
A Fortaleza de Suomenlinna está localizada bem na estrada de Helsinque e só pode ser acessada de barco, e foi construída para proteger a Finlândia que na época era colônia da Suécia, de possíveis ataques.
É um show à parte, com uma vista linda do mar, muito verde e muita história.
Eu claro não podia deixar de tirar uma foto idiota:
O pôr-do-sol de Suomenlinna, uma das coisas mais lindas que vi na vida.
Gosto de países que me façam dar valor a pequenas coisas, que o dinheiro não compra. Amo lugares em que o melhor passeio é assistir o pôr-do-sol, tomar um banho de lago e ouvir o barulho das árvores quando venta.
Lá tem também a Aurora Boreal, mas infelizmente ela não apareceu para mim enquanto eu estava lá. Vimos no jornal que ela apareceria a noite, e andamos uns 30 minutos procurando ela, mas sem sucesso. Quem sabe na próxima visita!
.
“Stela Novaes, 29 anos, formada em tradução e interpretação mas odeia traduzir. Pole Dancer de coração e de alma, encontrou nessa atividade exatamente o que faltava para se sentir completa. Apaixonada por viajar e por conhecer novas culturas, gosta de ir principalmente para lugares em que ela possa conciliar os passeios aos treinos de pole.”
.
.
.